China muda lei e casais poderão ter dois filhos

A medida de controle imposta a partir de 1979 foi eliminada, para promover o crescimento e a transformação do país, segundo anunciou nesta quinta-feira (29) o governo da China, eliminando assim a medida de controle de natalidade que estabelecia apenas um filho por casal.

Casais na China poderão ter até dois filhos

A partir de agora, os casais que desejarem poderão ter até dois filhos, de acordo com o informe sobre desenvolvimento populacional distribuído nesta quinta.

O anúncio foi feito pelo Partido Comunista da China (PCCh), após reunião plenária anual de quatro dias, na qual foi aprovado o 13º Plano Quinquenal do país para o período de 2016-2020, que estabelece medidas flexíveis de políticas demográficas.

Entre as principais razões, estão os planos do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, que procuram promover o crescimento e a transformação do país em uma economia mais centrada no consumo e menos dependente das exportações.

Atualmente, ter dois filhos só eram permitidos aos casais se um dos pais não tivesse irmãos ou se o casal pertencesse a uma etnia com pequena taxa de natalidade.