Alunos de medicina estadunidenses farão estágio em Cuba

A Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, revelou nesta quinta-feira (29) que seus alunos de medicina poderão fazer estágios e aulas da disciplina em hospitais cubanos, a partir de abril de 2016.

Reforma do Hospital Calixto Garcia, em havana

Segundo a escola, o programa pretende fazer com que os americanos “conheçam um sistema de saúde que tem sido líder na identificação dos fatores sociais sobre as doenças e na prevenção quando se trata de saúde pública”.

A Universidade de Michigan é "a primeira a acertar com as autoridades cubanas o desenvolvimento de um novo curso para os nossos alunos, que conta para seu currículo acadêmico”, anunciou em seu site oficial.

Os alunos deverão aprender medicina comunitária, obstetrícia, ginecologia, pediatria e cuidados geriátricos, explicou.

Em Cuba, os estudantes deverão frequentar o Hospital Calixto Garcia, o hospital Central de Havana (especializado em pediatria) e o hospital Ramón González Coro (dedicado à obstetrícia e ginecologia).

William Cunningham, da faculdade de medicina da MSU, disse que "é a primeira vez que os estudantes de medicina dos Estados Unidos poderão atuar nos corredores de três grandes hospitais de Havana e fazer cumprir crédito acadêmico pela experiência". De acordo com a MSU, até o momento 30 alunos já fizeram a inscrição.