Prefeitura de Campinas adota mudanças sugeridas por vereador

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anuncia nesta quarta-feira, 28 de outubro, às 15h30, na Sala Azul, a Operação “Verão Vivo”, que prevê o fechamento (para o trânsito) da pista interna da Avenida Heitor Penteado, no Parque Portugal, e da praça Arautos da Paz para uso exclusivo de atividades de lazer. A ideia surgiu durante reunião realizada em setembro entre o vereador Gustavo Petta (PCdoB) e o secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro.

tran

O objetivo é ampliar as opções de lazer no entorno da Lagoa do Taquaral. Além do fechamento da pista interna da Lagoa e da praça Arautos da Paz aos domingos – o que já ocorre – ela será fechada para os carros também aos sábados, das 14h às 22h, e de terça a sexta-feira, das 19h às 22h.

A operação terá início no próximo dia 1º de novembro e terminará no dia 20 de fevereiro de 2016, beneficiando assim milhares de pedestres e usuários que frequentam o local em busca de lazer e atividades físicas.

Entre as pautas levantadas pelo vereador na reunião de setembro destacam-se: a melhoria do funcionamento de algumas linhas de ônibus, consideradas deficitárias pelos usuários; o fechamento do entorno da Lagoa do Taquaral para o tráfego de automóveis aos sábados à tarde e às noites de semana, durante o período de férias escolar; e a redução do limite de velocidade para 50 km/h nas principais vias de Campinas.

Segundo o secretário, o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito caiu consideravelmente nos últimos três meses, desde que a Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) estabeleceu o limite de 50 km/h nas ruas do entorno da Lagoa do Taquaral. “A cada dez dias era registrado um acidente grave com vítima nessa região. Após a redução, não houve nenhum acidente desta natureza e isso não é coincidência”, disse Barreiro. A medida, no entanto, está em período de avaliação. O vereador parabenizou a iniciativa e declarou apoio à proposta de que a redução seja oficializada e ampliada para outras ruas e avenidas da cidade.

Ainda nas palavras do vereador, reduzir o limite de velocidade faz parte de um projeto para ampliar a segurança no trânsito em várias partes do mundo. “Costuma-se tomar São Paulo como exemplo, mas esta é uma tendência mundial. O trânsito das grandes cidades registra uma média de vítimas fatais comparada somente à de países em guerra”, afirmou. O secretário Carlos José Barreiro disse que a Prefeitura tem “total interesse” em levar adiante a proposta. “Quando reduzimos a velocidade, algumas críticas são feitas no início, mas logo as pessoas percebem a importância da medida e passam a apoiá-la”, disse.

De Campinas.