Rossetto acompanha julgamento de acusados da chacina de Unaí

Nesta terça-feira (27), o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, acompanhou o início do julgamento dos réus Norberto Mânica e José Alberto de Castro, acusados do assassinato dos Auditores Fiscais do Trabalho João Batista Soares Lage, Eratóstenes de Almeida Gonsalves e Nelson José da Silva, e do motorista Aílton Pereira de Oliveira, em Unaí, Minas Gerais.

Tribunal julgamento de unai - Reprodução

“Acompanho, aqui em Belo Horizonte este julgamento para prestar minha solidariedade aos familiares dos Auditores Fiscais e do motorista assassinados. Manifesto todo o meu apoio ao dedicado trabalho dos nossos Auditores Fiscais que asseguram a dignidade e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Espero com grande expectativa que se faça justiça. Que todos os criminosos sejam condenados e punidos e que essa condenação sirva de exemplo para que não se reproduza, no nosso país, esse padrão de violência inaceitável”, afirmou Rossetto.

Conhecido como a chacina de Unaí, o crime aconteceu em 2004 evidenciado a ação de afronta contra a política de combate ao trabalho escravo.  Os três Auditores Fiscais, conduzidos pelo motorista, participavam de uma fiscalização regular em fazendas de plantação de feijão da região de Unaí quando foram executados a tiros.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal fizeram as investigações e, em julho de 2004, anunciaram o desvendamento do caso, que teve nove pessoas envolvidas como mandantes, intermediários e executores. O julgamento, que continua nos próximos dias, deve ser concluído no início de novembro deste ano.