Evaldo Lima propõe homenagem ao jornalista Edilmar Norões

O jornalista cearense Edilmar Norões faleceu na última terça-feira (20/10), e deixou legado de profissional sério, ético e comprometido com o interesse público.

Em busca de homenagear o histórico de transformação social e trabalho a serviço da informação para o povo, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) protocolou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Fortaleza que denomina de "Jornalista Edilmar Norões" uma Escola de Tempo Integral a ser construída na capital. A proposta deverá seguir para comissão competente ainda nesta semana.

"A bem da verdade, Edilmar Norões foi mais do que um jornalista, foi um apaixonado pela comunicação. Um profissional que, com o seu exemplo de determinação e sua visão empreendedora, servirá de exemplo a ser seguido por todos aqueles que enveredam pelo fascinante e tormentoso ofício do jornalismo, um dos mais importantes instrumentos de transformação social. A sua morte representa uma perda imensa para o jornalismo cearense e para a sociedade que, durante décadas, pode contar com o seu importante trabalho a serviço da informação e do interesse público", afirma o parlamentar em sua justificativa.

Saiba mais

Edilmar Norões (1935-2015) nasceu em Barbalha, no Cariri, e começou a carreira como radialista na Rádio Araripe, localizada na cidade do Crato. A partir de 1957, passou a trabalhar na Rádio Verdes Mares e também colaborar com textos para o antigo jornal Tribuna do Ceará. Norões participou da implantação da TV Verdes Mares e exerceu o papel de diretor de programação da Rádio FM Verdes Mares. No jornal Diário do Nordeste, assinou importantes colunas políticas desde a inauguração do periódico. Também foi presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão e do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Ceará. Atuou como conselheiro da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão e fez parte da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (Cadeira de nº 3).

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)