Empresária critica oposição e rechaça golpismo

Luiza Trajano, dona da rede varejista Magazine Luiza, defendeu que o ciclo de consumo das famílias mais pobres não se encerrou e será importante para o crescimento do país. Segundo ela, a economia não pode ficar presa à crise política. A empresária criticou ainda as tentativas da oposição de derrubar a presidenta Dilma Rousseff. “A eleição terminou no ano passado e parece que este ano começou um novo ano eleitoral. Vamos parar de pensar no poder e pensar num projeto para o Brasil”, conclamou.

Luiza Trajano

“Este está sendo um ano difícil, mas acredito no Brasil. É muito fácil falar que o consumo acabou para quem tem três, quatro casas. Nos próximos anos precisamos construir 23 milhões de casas para a população, então tem muita gente que ainda precisa consumir”, afirmou, durante debate promovido pela revista Carta Capital em São Paulo.

A empresária também cobrou uma postura mais ativa do setor privado para que o país saia da crise. “Faz um ano que a gente não trabalha. A sociedade precisa trabalhar também, o problema não é só dos políticos. Nunca fui tão convidada para dar palestra quanto neste ano, porque me consideram otimista. Mas não sou otimista, só procuro alternativas para a crise”, disse Luiza.

Luiza relembrou outras crises pelas quais o país passou desde 1995, entre elas o apagão de 2001, e convocou os colegas a assumirem protagonismo na retomada do crescimento. “O Brasil é um país maravilhoso, nunca tivemos guerra, está pronto para a integração digital e a inovação. Mas os empresários têm de assumir o protagonismo.”