Dez filmes nacionais para ver na Mostra de SP nesta segunda-feira

A 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começou na última quinta-feira (22). Este ano o foco do festival são os países nórdicos, o Vermelho fez uma lista com 35 filmes da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. 

Betinho - A esperança equilibrista - Divulgação

Nesta segunda-feira (26), selecionamos dez filmes nacionais que estão disponíveis em diversos pontos de exibição da Mostra. Os ingressos tem valor entre R$ 10 e R$ 20 e podem ser adquiridos minutos antes da exibição. 

Veja a lista completa:

Futuro Junho (Maria Augusta Ramos)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 15h45

Sinopse: Um retrato de São Paulo a partir da vida de quatro de seus habitantes: um economista e analista do mercado financeiro, um metalúrgico da Volkswagen, um motoboy e um metroviário. Cada personagem destaca um aspecto da economia em um período de tensão social: as três semanas que antecedem a abertura dos jogos da Copa do Mundo de futebol. A diretora constrói o filme a partir da observação do cotidiano dos personagens, sem utilizar entrevistas ou comentários. Futuro Junho busca refletir sobre esse momento histórico e sobre a forma como o atual modelo econômico determina as relações sociais e humanas.

Mate-me por favor (Anita Rocha da Silveira)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 16 horas

Sinopse: Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

Depois de Tudo (João Araújo)

Cinesala, às 16 horas

Sinopse: Ney e Marcos são melhores amigos que dividem apartamento, trabalho, sonhos, palco e alguns desejos —entre eles, Bebel. Uma garota linda, destemida e solitária, que desperta nos dois diferentes anseios. No entanto, uma fatalidade os afasta. Anos depois, a notícia de que Bebel está em coma pode resgatar os laços de amizade e amor que foram brutalmente rompidos. O filme é uma adaptação do livro No Retrovisor, de Marcelo Rubens Paiva.

Seca (Maria Augusta Ramos)

Cinearte 1, às 19h45

Sinopse: Seca trata de um assunto tão urgente quanto necessário: a escassez de água, observada em uma região do Brasil onde a população convive com o problema de forma aparentemente endêmica.

82 Minutos (Nelson Hoineff)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 21h45

Sinopse: O documentário desvenda o que há por trás da construção do Carnaval carioca. Com imagens dos bastidores da Portela, que vão desde a escolha do samba-enredo até a apuração dos votos na Quarta-Feira de Cinzas, o filme lança um olhar sob esse fenômeno cultural que atrai os olhares do mundo inteiro, todos os anos.

Garoto (Júlio Bressane)

Espaço Itaú de Cinema – Augusta, às 21h40

Sinopse: Inspirado no conto O Assassino Desinteressado Bill Harrigan, do escritor argentino Jorge Luis Borges, o filme acompanha um jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente, comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de eventos inquietantes os reunirá mais uma vez. O filme integra o programa Tela Brilhadora.

Origem do Mundo (Moa Batsow)

Espaço Itaú de Cinema – Augusta, às 21h40

Sinopse: Este documentário fantástico procura resgatar os registros pré-históricos brasileiros por meio da cultura popular, do folclore e das lendas ligadas ao assunto. Um olhar sobre a origem da nossa história conduzida por personagens reais, anciões do interior do Brasil, que mantêm os mitos passados por séculos nos pequenos grupos sociais. Com textos de Bernardo Silva Ramos, um dos pioneiros na descoberta e interpretação da arte rupestre. O filme integra o programa Tela Brilhadora.

Piadeiros (Gustavo Rosa de Moura)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 22 horas

Sinopse: Uma equipe de filmagem viaja para o interior do Brasil em busca do melhor "piadeiro" da região. Estes “piadeiros” amadores são achados nas ruas, praças e bares, dando vazão ao seu senso de humor. Além de personagens interessantes, eles têm o especial talento de fazer pessoas rirem. Aqui, cada um deles terá os seus 15 minutos de fama; ou talvez muito além disso.

Ayrton: Retratos e memórias – o filme (Ernesto Rodriguez)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 22 horas

Sinopse: Um olhar mais intimista, humano e minimalista —e, consequentemente, menos esportivo e estatístico— para o personagem Ayrton Senna da Silva (1960-1994). Uma cronologia dos fatos e episódios marcantes da carreira e da vida pessoal do esportista, a partir do depoimento de mais de 50 entrevistados, entre pilotos, ex-pilotos, profissionais da Fórmula 1, jornalistas, amigos e pessoas que foram íntimas de Senna.

Betinho – A esperança equilibrista (Victor Lopes)

Cinearte 1, às 22 horas

Sinopse: Documentário sobre o sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997), o Betinho, que tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.