Após dois anos de fuga, Pizzolato está preso na Papuda

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, único condenado no processo do mensalão que ainda não havia cumprido pena em solo brasileiro, já está encarcerado.

Pizzolato chega a Papuda - Agência Brasil

Ele chegou ao Brasil nesta sexta, vindo da Itália, para onde fugiu em 2013 antes do fim do julgamento que o condenou a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

De acordo com o subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, João Carlos Lóssio, Henrique Pizzolato chegou demonstrando cansaço. “Chegou tranquilo, recebeu as orientações. É uma pessoa educada, conversou com a gente. Não dormiu quase nada durante o voo. Todo procedimento vai seguir as regras do presídio”, informou.

No Complexo Penitenciário da Papuda, Pizzolato ficará recluso em uma cela do Bloco 5 do Centro de Detenção Provisória.

A partir da semana que vem, Pizzolato terá direito a receber visitas nas sextas-feiras, podendo cadastrar nove familiares e um amigo, além do seu advogado. A cada visita, porém, ele pode receber somente quatro pessoas.

O desembarque em São Paulo, em um voo comercial vindo de Milão, põe fim à história de fuga de um dos condenados no processo da Ação Penal 470, que envolveu também vários recursos judiciais e tentativas do governo brasileiro de trazê-lo de volta ao Brasil.