Maradona apoia candidato de Cristina para presidência da Argentina

O astro do futebol argentino, Diego Maradona, manifestou apoio ao candidato à presidência da Argentina da Frente para a Vitória, Daniel Scioli e ao vice Carlos Zannini. Por meio de uma mensagem em sua conta no Facebook, o jogador também enviou uma saudação à atual presidenta Cristina Kirchner: “um beijo grande à nossa grande presidenta”, disse.

Maradona e Scioli - Telám

Maradona explicou os motivos pelos quais apoia Scioli, segundo ele, o candidato representa a continuidade do projeto iniciado por Néstor Kirchner, em 2003. Afirmou que, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, ainda há muito por se fazer em seu país, e acredita que o candidato da FPV seja “a pessoa mais preparada, a mais séria para poder resolvê-las”.

Além disso, o jogador ressaltou que Scioli é o único candidato capaz de manter todas as conquistas obtidas nos últimos anos pelo povo argentino. “Votarei a favor do previsível, de quem vai nos cuidar e defender melhor todos os argentinos. Porque é confiável e sempre se comprometeu com as necessidades do povo”, finalizou.

Daniel Scioli é o presidente do Partido Justicialista, o mesmo de Cristina e Néstor Kirchner. Atualmente é governador da Província de Buenos Aires. Durante os atos de campanha se comprometeu em dar continuidade às políticas sociais e econômicas implementadas nos últimos anos e aprofundar os projetos que buscam reduzir as desigualdades sociais.

Quanto à política externa, afirmou repetidas vezes que vai manter a Argentina no caminho de integração continental, a fim de fortalecer as políticas regionais desenvolvidas pelos presidentes progressistas na última década, entre elas a derrubada da Alca, que comemora dez anos em novembro; a ampliação do Mercosul, com o ingresso da Venezuela; e a criação da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

O primeiro turno das eleições presidenciais acontece neste domingo (25). O Portal Vermelho produziu recentemente o Especial Argentina – Eleições 2015, onde traz uma série de matérias sobre o cenário político do país vizinho.