Indígenas brasileiros começam preparativos para os Jogos Mundiais

Milhares de indígenas do Brasil e do exterior já estão em Palmas, capital do Tocantins, para a disputa dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Jmpi). A abertura oficial do evento acontece na sexta-feira (23), mas até lá algumas atividades exclusivas para os indígenas serão realizadas, é o caso das partidas de futebol que acontecem entre esta quarta e quinta-feira (21 e 22).

Indígenas brasileiros para os Jogos Mundiais - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nos congressos técnicos, os participantes discutem formas de disputa, regras e modalidades a serem apresentadas, como demonstração e competição. No Festival Internacional da Cultura Indígena, eles apresentam danças e costumes.

Nenhuma dessas atividades, no entanto, é aberta à imprensa. Segundo os organizadores, muitos indígenas não se sentem à vontade na presença do “homem branco”, como é o caso dos jornalistas. O cacique Davi Kaiapó também ressaltou a necessidade de privacidade em certas atividades, sobretudo na Aldeia Okara, onde as etnias brasileiras estão instaladas.

“Existem certas regras em nossas comunidades que não podemos revelar. Nós, indígenas, praticamos um ritual muito forte. Praticamos há muito tempo e queremos ficar em privacidade”, disse o cacique. Ele falou sobre a importância de conhecer outras culturas e trocar conhecimentos com outros indígenas brasileiros e estrangeiros, a quem chamam de “parentes”. “Muitos já foram inimigos, mas hoje são amigos. E conhecer outros parentes de fora também [é importante]. Não é apenas o jogo: é mostrar a cultura e as tradições”.

Em frente à vila onde os jogos, feiras e outras atividades serão feitos, várias culturas se misturam. Enquanto pataxós e kamayurás dançam e cantam suas tradições, tribos neozelandesas e filipinas assistem e conversam. O clima de interação e troca cultural deve se intensificar ao longo do evento.

Para garantir isso, a vila conta com espaços específicos para apresentações espontâneas. Dentro da vila, as obras estão em fase de acabamento. A Arena Verde, onde ocorrerá a maioria dos jogos, é ampla e cercada de arquibancadas com capacidade para até 10 mil pessoas. Apesar de elogiar a decoração da vila dos jogos, Marcos Terena disse que a ideia dos indígenas era fazer algo mais alusivo à celebração e menos à competitividade.