Cocaleros fazem campanha para nova reeleição de Evo Morales

Dirigentes cocaleros da Central de Trabalhadores de Cochabamba recorrerão todo a Bolívia, a partir desta terça-feira (20), com o objetivo de divulgar o referendo que decidirá a reeleição do presidente Evo Morales.

Cocaleros bolivianos - Efe

A presidenta da Coordenadoria de Mulheres das Seis Federações de Produtores de Coca do Trópico, Margarita Terán, afirmou que os dirigentes vão se mobilizar em todos os departamentos para informar a população sobre o referendo e fazer campanha pela reeleição de Evo Morales e seu vice-presidente, Álvaro García Linera, em 2020.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (19), os cocaleros elaboraram um roteiro e um cronograma de viagem. Esta decisão de recorrer o país em campanha para alterar a Constituição Política do Estado Plurinacional da Bolívia, a fim de facilitar a reeleição de Morales, foi tomada de forma conjunta entre as diversas centrais de trabalhadores cocaleiros, entre elas, a da cidade de Shinahota, onde Evo foi dirigente.

Há pouco menos de um mês a Assembleia Legislativa Plurinacional aprovou uma lei para reformar parcialmente a Constituição para aprovar, uma vez mais, a reeleição dos atuais presidentes, durante o pleito de 2019. A decisão agora precisa da aprovação popular, o referendo será realizado em 21 de fevereiro.

Morales assumiu a presidência da Bolívia em janeiro de 2006 e em 2010, logo depois de aprobar a Nova Constituição, se tornou o primeiro presidente do Estado Plurinacional a ser reeleito. Conquistou sua reeleição com 61,3% dos votos.