Vereador Rafael Purgato apresenta moção contra a reorganização

 Dando continuidade a luta em favor ao ensino estadual, o vereador Rafael Purgato (PCdoB) apresenta na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 21, moção de apelo ao Governo do Estado de São Paulo pela desistência da proposta de reestruturação do ensino público estadual.

purgato

Por Eliane Silva Pinto

Purgato que promoveu audiência na Câmara Municipal na semana passa para tratar desse tema está convicto que a proposta prejudicará a todos. “Como pudemos observar na audiência realizada e nas muitas mobilizações pelo Estado, os professores, pais e alunos são contrários a medida, a proposta acarretará em demissões e sucateamento do ensino público”, afirma.

O Governo do Estado publicará em 15 de novembro a lista com as escolas que serão afetadas pela reorganização. “Na cidade de Jundiaí cogita-se até o fechamento da escola Bispo o que seria lastimável, os alunos e professores foram as ruas e estão lutando contra essa decisão”, explica.

A proposta de reestruturação do ensino apresentada consiste em dividir escolas por ciclos: 2 (6º ao 9º ano) 3 (ensino médio), porém tal medida não teve discussão com os professores, pais e alunos, a lista com as novas definições será apresentada no dia 15 de novembro pelo Governo do Estado. “Essa proposta acarretará com o fechamento de muitas escolas no estado, demissões de funcionários da Educação, preocupação a pais e alunos com a nova logística imposta para ir a escola”, explica o vereador.

Segundo Purgato, é necessário promover debates para a melhoria do ensino público estadual. “Precisamos discutir melhor nosso ensino público estadual, todas as mudanças precisam ser construídas para não haver prejuízos, essa moção tem esse objetivo alertar o Governo do Estado sobre essa problemática e sugerir diálogos sobre o nosso ensino”.