Fechamento de escola é tema de audiência pública em Jundiaí

O vereador Rafael Purgato (PCdoB) promove na próxima quarta, 14, audiência na Câmara para discutir a proposta de reorganização do ensino estadual no estado e o possível fechamento de importantes escolas no município. 

escolabispo

O vereador Rafael, professor da rede estadual de ensino e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal cita o possível fechamento da EE Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto de Jundiaí.

“Ali estudei, ali dei aulas e ali fiz grandes amizades. Querer fechar uma das escolas mais bem equipadas, preparadas e que se destaca por qualidade e história na formação dos cidadãos de Jundiaí é algo inaceitável. Estarei ao lado de meus colegas para que possamos ter mais educação e não menos como quer o governador”, afirma o vereador.

Na atividade aberta à comunidade, o vereador propõe discussão sobre essa reorganização anunciada em setembro pelo governo do estado. De acordo com o secretário estadual a proposta é que as escolas atendam apenas uma etapa de ensino entre as três que a rede contempla: Fundamental 1 (1º ao 5º ano), Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Com essa reorganização proposta algumas unidades serão fechadas.

“As diretorias de ensino receberam o comunicado dessa reorganização, essa mudança não foi discutida no estado com os professores, os alunos e a população em geral. A escola é algo muito importante na vida de um aluno e sua família, não se pode simplesmente fazer essas mudanças e fechar escolas tradicionais nas cidades”, defende Purgato.

Na audiência especialistas da área de educação foram convidados como dirigentes da Diretoria de Ensino, Apeosp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação), CPP (Centro do Professorado Paulista), Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial de Estado de São Paulo).

A vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, deputada estadual Leci Brandão e o deputado estadual Átila Jacomussi também foram convidados para a atividade.

O vereador Rafael Purgato reforça o convite aos seus colegas de profissão, pais, alunos e toda a comunidade de Jundiaí para participarem da audiência e somar força nessa luta. “Diante do caos que esta virando a vida da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais) com o anúncio dessa reorganização da rede estadual de ensino e com a possibilidade do fechamento de escolas, essa audiência é o momento de unirmos forças para que essas arbitrariedades parem de acontecer com a nossa Educação”.

Serviço
Audiência Comissão de Educação e Cultura – Tema reorganização do sistema estadual de ensino
Local: Auditório Câmara Municipal de Jundiaí – Rua Barão de Jundiaí, 128 – Centro
Horário: 18h00
Aberto a comunidade
Mais informações: 4523-4503/ 4523-4534 – gabinete vereador Rafael Purgato