Estudantes convocam marcha contra fechamento de escolas

Na tarde desta terça-feira (13), ocorreu na sede das entidades estudantis a 1ª Assembleia dos Estudantes Secundaristas do estado de São Paulo, momento em que centenas de jovens expuseram e organizaram suas reivindicações contra o desmonte das escolas públicas promovido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). A principal deliberação da assembleia foi a mobilização para o ato do próximo dia 15 (quinta-feira) e a convocação de uma marcha unificada no próximo dia 20 de outubro (terça-feira)

Estudantes convocam marcha contra fechamento de escolas

O fórum que reuniu cerca de cem estudantes de todo estado, vindos de 16 cidades e representantes de 54 grêmios também consolidou a assembleia como comando de organização das mobilizações que devem permanecer até que seja derrubado o decreto de reorganização. Para dar encaminhamento às próximas ações, uma nova assembleia acontecerá no dia 22 de novembro.

“Está em curso um claro processo de sucateamento e nós não deixaremos fechar nenhuma escola. A nova escola que pautamos com muita luta não virá desse projeto, virá do diálogo com os estudantes”, declarou a presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Angela Meyer.

Entre os participantes estavam representantes da Central Única dos Trabalhadores (Cut), Movimentos dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Nação Hip Hop, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), além das presidentas da Upes E Ubes, Ângela Meyer e Bárbara Melo, respectivamente.

“Essa reorganização que o Alckmin está promovendo é mais motivo de piada do que ele ter recebido o prêmio de gestão hídrica. Não dá para continuar com o mesmo ensino médio que temos hoje. Eu acredito que nossa luta vai sair vitoriosa em não fechar essas escolas. Precisamos de muita unidade e essa é a chance histórica de mostrarmos ao governo tucano a nossa força”, enfatizou a presidenta da UBES.

Manifestações em todo o estado 

Uma onda de manifestações surgiu no estado de São Paulo, logo após o governador Geraldo Alckmin declarar que escolas serão fechadas no próximo período. O plano de reestruturação do ensino na rede estadual poderá afetar até 2 milhões de estudantes. Ângela Meyer, questionou o governador nesta quarta-feira (7) sobre a decisão do fechamento das escolas. A resposta do tucano foi o silêncio.