Começa a X Bienal Internacional de Dança do Ceará

Artistas do Brasil, Argentina, Bélgica, Cabo Verde, Coréia, França, Portugal e Suíça participam desta edição, que acontece de 23 de outubro a 08 de novembro com programação em Fortaleza e oito cidades do interior com acesso gratuito.

Há 18 anos a Bienal Internacional de Dança do Ceará começava uma história longa, de intensa e contínua atividade de difusão e formação na capital e interior, com o mérito, ainda, de ter representado papel fundamental para o surgimento de cursos técnicos e de graduação superior em dança no estado.

Em 2015, a Bienal chega à 10ª edição, com programação de 23 de outubro a 08 de novembro em Fortaleza (23.10 a 02.11), Sobral (23 a 25.10), Juazeiro do Norte (27 a 30.10), Crato (28 e 29.10), São Gonçalo do Amarante – Taíba (30 e 31.10), Paracuru (31.10 e 01.11), Itapipoca (03 e 04.11), Trairí (05 e 06.11) e Uruburetama (07 e 08.11). Com o Patrocínio da Petrobras, Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e o Co-Patrocínio da Caixa, a Bienal tem acesso gratuito a todos os espetáculos e atividades.

São mais de 70 apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais na capital e nas oito cidades do interior, além de residências artísticas, oficinas, palestras e intervenções em espaços públicos. Em Fortaleza, a Bienal acontecerá em importantes equipamentos culturais – Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Teatro Dragão do Mar, Sesc Senac Iracema, CUCAs Barra e Mondubim, e na Praça das Artes, na Granja Portugal, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim.

Nesta edição, a Bienal recebe artistas da Argentina, Bélgica, Cabo Verde, Coréia, França, Portugal e Suíça, além de atrações nacionais de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. A cena local se fará presente por meio de criadores de Fortaleza, Paracuru, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Trairí, Itapajé, Tururu e Uruburetama.

Em cena, mais de 200 bailarinos de técnicas e linguagens diversas nos palcos desta Bienal, que segue firme depois de 18 anos com os propósitos de contribuir para dinamizar a difusão da dança cênica, promover o diálogo da cena local com outros contextos, fomentar o intercâmbio de experiências artísticas, a reflexão, a circulação e a produção de conhecimento na área.

São Paulo Companhia de Dança na abertura

Na noite de abertura, dia 23, às 21 horas no Cineteatro São Luiz, a São Paulo Companhia de Dança volta à Bienal para interpretar coreografias dos dois maiores nomes da dança contemporânea, Jiri Kylian, com "Sechs Tänze" e "Indigo Rose", e William Forsythe, com "workwithinwork".

Mais atrações

Também são atrações nesta Bienal: Balé Teatro Guaíra (PR), com "Romeu e Julieta" e "Cinderela"; Cie. Carolyn Carlson (EUA/França) – "Immersion" e "Tordre"; Vera Mantero(Portugal) – "Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional"; Raiz di Polon (Cabo Verde) – "Cidade Velha"; Djam Projects (Cabo Verde) – solo “Je suis um Quackverdiano”; Hyoseung Ye (Coréia) – “Chaosmos”, “Traces” e “N(own)ow”; VOETVOLK(Bélgica) – "It's Going to get worse and worse and worse my friend"; Cie Ioannis Mandafounis (Suíça) – "ApersonA"; KM29 (Argentina) – "Duramadre"; Rui Moreira (MG) – "Co Ês"; Cia Híbrida (RJ) – "Moto Sensível", Dudude (MG) – solo "A Projetista"; Clarice Lima(CE/SP) – "Interpretes em Crise"; Silvia Moura (CE) – “INSTALAFORMANCE II – Não Pise no Vestido” e "A Cadeirinha e Eu"; Cia Dita (CE) – "Mulata”; Alysson Amancio Cia de Dança(CE) – "KARIMAI"; Clarissa Costa e João Paulo Lima (CE) – “KAHLOS”; Cia Balé Baião (CE), de Itapipoca, que comemora 20 anos de atividade, com "Receita de Baião e Outros Pratos" e a co-produção "Bori – alimentando sua cabeça", coreografada por Rui Moreira(MG); e Paracuru Cia de Dança, que completa 15 anos de atuação, com a co-produção "Bar baros", parceria com o coreógrafo Airton Rodrigues (PR).

Percursos formativos

Palestras, debates, oficinas e ateliês marcam os Percursos Formativos da Bienal, que inicia no dia 24, às 17h, no Foyer do Theatro José de Alencar, com a palestra "A Arte e o Estado", proferida pelo professor Humberto Cunha, Mestre e Doutor em Direito, pesquisador com estudos sobre direitos culturais, cultura, patrimônio cultural, políticas culturais e direitos fundamentais.
Bienal, Rede CUCA, Centro Cultural Bom Jardim e Vila das Artes realizam Trajetos EnCena, uma ação compartilhada a um só tempo artística e formativa que se mobiliza a partir da possibilidade de acesso de jovens e adolescentes aos saberes­ e fazeres da cena teatral, nos palcos ou bastidores. O Trajetos EmCena divide-se em duas ações distintas e interligadas: De um lado, a produção de duas obras coreográficas, criadas durante os ateliês realizados de 10 de setembro a 23 de outubro, envolvendo jovens bailarinos dos Cucas e do CCBJ, sob a coordenação de dois experientes coreógrafos convidados, Edvan Monteiro e Andreia Pires, cujo resultado será apresentado na Bienal. A criação da luz para as duas obras é resultado da outra parte desta ação, o curso de iluminação cênica, cujos participantes também atuarão como estagiários nas equipes técnicas da Bienal 2015.

A X Bienal Internacional de Dança do Ceará tem o Patrocínio da Petrobras, Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Co-Patrocínio: Caixa. Agradecimento Especial: Coelce. Apoio institucional: Institut Français, Prefeituras de Itapipoca, Trairí, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Uruburetama, Crato e Sobral.

Serviço

X Bienal Internacional de Dança do Ceará – De 23 de outubro a 08 de novembro com programação em Fortaleza (23.10 a 02.11), Sobral (23.10 a 02.11), Juazeiro do Norte (27 a 30.10), Crato (28 e 29.10), São Gonçalo do Amarante – Taíba (30 e 31.10), Paracuru(31.10 e 01.11), Itapipoca (03 e 04.11), Trairí (05 e 06.11) e Uruburetama (07 e 08.11). Endereços e outras informações: www.bienaldedanca.com. Tel: (85) 3497-5981 / 3268-3034 / 98733-8812.

Fonte: Assessoria da Secult