Dilma, Lula e Mujica participarão de abertura do Congresso da CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) inicia nesta quarta-feira (13), o 12º ConCut, na capital Paulista. Estão sendo esperados para abertura, às 20h, a presidenta da república, Dilma Rousseff, O ex-presidente do Uruguai, José Mujica e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Congresso da CUT contará com a participação de Dilma, Lula e Mujica

Na pauta do congresso, estão os desafios relacionados ao mundo do trabalho, no contexto do agravamento da crise econômica e política, a defesa da democracia e as reformas estruturantes para o país seguir o rumo do desenvolvimento.

Outros temas como a educação e combate à desigualdade social serão debatidos.

A Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB) irá participar da abertura do congresso. Na opinião do presidente da entidade, Adilson Araújo, o fórum acontece num momento importante da vida política nacional. “Nesse contexto de acirramento da luta de classes e agravamento da crise política, o Congresso da CUT deve servir de alerta aos trabalhadores para os riscos que podemos sofrer com a desregulamentação do trabalho. A ofensiva conservadora quer impor a todo custo o fim da CLT e dos direitos trabalhistas, conquistados arduamente ao longo de mais de um século de lutas do movimento sindical. Sem contar que a elite derrotada nas eleições ainda não seu deu por vencida e trabalha a todo o instante seu intento golpista contra o mandato constitucional da presidenta Dilma. Portanto, a unidade das Centrais Sindicais é primordial no processo de resistência em defesa da democracia, soberania e valorização do trabalho. Não podemos permitir que tamanho retrocesso social seja consumado”, afirma o dirigente sindical.

O congresso da CUT segue até a próxima sexta-feira (17).