Comunistas uruguaios comemoram 95º aniversário do Partido

O Partido Comunista do Uruguai (PCU) realizou no último sábado (10), em Montevidéu, um ato político para comemorar seu 95º aniversário. Participaram as delegações do Partido Comunista da Argentina, Partido Comunista do Chile, Marcha Patriótica da Colômbia, Partido Comunista do Vietnã, A Esquerda da Alemanha, embaixadas de Cuba, Venezuela e Bolívia, e do Partido Comunista do Brasil, cujo secretário de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho, foi o orador em nome das delegações.

Aniversário de 95 anos do Partido Comunista do Uruguai - Blog da Resistência

Participaram também o ex-presidente da República, José Mujica, a senadora Lucía Topolansky, o intendente de Canelones, Yamandú Orsi, o presidente da Câmara dos Deputados, Alejandro Sánchez, dirigentes sindicais, de grupos e setores da Frente Ampla, a subsecretária (vice-ministra) de Desenvolvimento Social, Ana Oliveira, e o senador pela Frente Ampla, Marcos Carambula.

Fizeram uso da palavra o secretário-geral do PCU, Eduardo Lorier, Bety Chiz, fundadora da União da Juventude Comunista (UJC), Daniel Mariño, secretário-geral da UJC, e o dirigente do PCdoB. A deputada federal Jô Morais, do PCdoB, que se encontrava em Montevidéu para atividades do parlamento brasileiro, também esteve presente.

O secretário-geral do PCU destacou a importância histórica da trajetória do Partido ao longo de 95 anos, suas raízes nas classes trabalhadoras uruguaias, sua base teórica – a doutrina de Marx, Engels e Lênin – e o heroísmo dos comunistas na luta contra a ditadura. Eduardo Lorier assinalou o papel do Partido Comunista Uruguaio na criação da Frente Ampla, em 1971, coalizão partidária e movimento social que governa o país desde 2005. Foi de grande importância também a participação dos comunistas nas campanhas eleitorais vitoriosas e na realização das primeiras transformações progressistas durante os dois primeiros governos da Frente Ampla.


Secretário Geral do PCU, Eduardo Lorier


O dirigente comunista uruguaio defendeu as conquistas democráticas e sociais alcançadas ao longo dos dois mandatos presidenciais exercidos pela Frente Ampla, primeiro com Tabaré Vasquez, depois com Mujica, e defendeu que no novo mandato conquistado nas eleições do ano passado pelo presidente Tabaré é preciso avançar na aplicação do programa da Frente Ampla e no processo de transformações, em todos os planos.

Para Lorier, é necessário manter as políticas sociais e combater a desaceleração do crescimento econômico com investimentos públicos. Defendeu para isso mudanças na política fiscal, taxando os setores que acumulam mais riqueza, com impostos progressivos sobre a renda e os lucros extraordinários. O líder do PCU defendeu a regulação dos preços, o combate aos oligopólios principalmente aqueles que fixam os preços nos setores de alimentação e aluguéis residenciais, demandou aumentos salariais como principal instrumento para combater a pobreza e como recurso genuíno para fortalecer a demanda interna e reduzir o impacto das dificuldades na frente externa.

O secretário-geral do PCU fez ainda em seu discurso afirmações categóricas em prol do aprofundamento da democracia, da participação popular, da mobilização de massas e unidade dos trabalhadores, da soberania nacional e do caráter da Frente Ampla como coalizão de partidos políticos e movimentos sociais.

Solidariedade internacionalista

“Transmito com entusiasmo as mais calorosas saudações dos comunistas brasileiros e das delegações internacionais aqui presentes, pelo transcurso do 95º aniversário do Partido Comunista do Uruguai, uma saudação que estendo à direção partidária, seus militantes e quadros e a todo o povo uruguaio, pois a comemoração dos comunistas é também de todos aqueles que se identificam com os ideais da liberdade, justiça social e independência nacional. Não se pode falar da luta por essas bandeiras e pelo socialismo no Uruguai e na América Latina sem nos referirmos à trajetória heroica deste combativo Partido”, disse o secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho.


Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho 


O dirigente comunista brasileiro lembrou a “gigantesca figura” de Rodney Arismendi, dirigente histórico do PCU, “exemplo de dirigente comunista de tipo leninista, que soube fundir formulações táticas e estratégicas com habilidade, coerência e ousadia, como precursor da Frente Ampla e combatente pelos objetivos finais que movem a existência de um partido comunista”.

Para Zé Reinaldo, “o ciclo político progressista que teve início na América Latina a partir da vitória eleitoral do saudoso comandante Hugo Chávez na Venezuela em 1998 tem muito a ver com o pensamento político de Arismendi, que teorizou e orientou os comunistas uruguaios e latino-americanos no sentido da unidade”.

O dirigente comunista brasileiro assinalou que está em curso uma brutal ofensiva das classes dominantes e do imperialismo para reverter as conquistas alcançadas nestes 17 anos em todo o continente e chamou a atenção em especial para a tentativa de golpe antidemocrático no Brasil, pedindo a solidariedade de todos ao governo democrático e progressista da presidenta Dilma Rousseff.

As delegações internacionalistas cumpriram intenso programa político nos dias 8, 9 e 10 na capital uruguaia: reuniões com a direção do PCU, a Comissão de Relações Internacionais da Frente Ampla, participação na abertura da reunião da Mesa Representativa da central sindical PIT/CNT, visita ao Museu da Memória e reunião com membros da direção setorial da Intendência de Montevidéu.