Diálogos de Paz buscam ponto de acordo com relação às vítimas

As delegações do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) continuam trabalhando no ciclo 42 dos Diálogos de Paz em Havana, Cuba. A expectativa é que nesta quinta-feira (8) seja conquistado um ponto de acordo com relação às vítimas do conflito, principalmente as desaparecidas de forma forçada.

Diálogos de Paz - Telesur

Neste ponto do diálogo, as partes estabeleceram a necessidade de dar informações às famílias para que estas saibam se seus parentes estão vivos ou mortos, ou onde os corpos podem ser encontrados. De acordo com a imprensa colombiana, os negociadores trabalharam durante toda a quarta-feira (7) em torno deste debate.

Um avanço importante, conquistado recentemente, foi a trégua conjunta na região de Antioquia. Esta é a primeira consequência sólida desde o acordo firmado recentemente entre o presidente Juan Manuel Santos e o líder da guerrilha, Timoleón Jimenez, o Timochenko.

Enquanto isso, as negociações avançam com o Plano Paz, apresentado pelas Farc, cujo objetivo é estabelecer uma série de propostas destinadas à cessar as hostilidades entre as duas partes. O documento ressalta que entre as medidas do Plano Paz estão a busca por uma reconciliação nacional e a construção de paz estável.

A ideia é que o plano se desenvolva por meio de uma lei de caráter especial e tenha vigência de pelo menos dez anos.