Snowden: inteligência britânica pode controlar qualquer smartphone

Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA e responsável por revelar o grande esquema de monitoramento ilegal das comunicações privadas realizado pelo governo norte-americano, afirmou na segunda-feira(5) em entrevista à BBC que a inteligência britânica pode espionar e obter controle total sobre qualquer smartphone que quiser.

Tuíte de Edward Snowden

Snowden, que se encontra asilado na Rússia desde 2013, explicou em conversa com jornalistas o funcionamento de um poderoso conjunto de softwares utilizado por agentes do serviço secreto do Reino Unido (o GCHQ), chamado Smurf Suite, para manipular telefones celulares. Segundo ele, se trata de um pacote com diversos programas de espionagem, cada um com uma função bem definida.

"Com Dreamy Smurf, podem desligar e ligar o seu telefone sem que você saiba. Nosey Smurf é a ferramenta encarregada do microfone. Por exemplo, se o telefone está no seu bolso, eles podem ativar o microfone e escutar tudo que se passa ao redor, inclusive se o aparelho estiver desligado", explicou o ex-agente da NSA.

Ainda de acordo com Snowden, outro aplicativo bastante utilizado pela inteligência britânica é o Tracker Smurf, ferramenta de geolocalização que permite seguir os passos de uma pessoa "com maior precisão" do que pelo método tradicional de triangulação entre torres de telefonia. E, para evitar que todos esses programas sejam detectados, há o Paranoid Smurf, que garante a proteção do terminal, mesmo que o celular seja levado a um técnico especializado.

Todo esse sistema, conforme explicou o ex-espião, é colocado em funcionamento através de uma simples mensagem de texto enviada para o alvo. E, uma vez que o GCHQ consegue o acesso, os agentes podem ver "para quem você liga, o que você escreve, as páginas pelas quais você navegou, sua lista de contatos, os lugares onde você esteve e as redes sem fio às quais o seu telefone está associado".

"E eles podem fazer muito mais. Eles podem te fotografar", garantiu Snowden.