Egito se prepara para primeiro turno de eleições parlamentares

O Egito se prepara para o primeiro turno das eleições parlamentares a pouco mais de dez dias. Os egípcios estudam quais alternativas políticas seguir e as mudanças que poderão acontecer diante de uma nova formação do parlamento.

Mesários contam votos na última eleição presidencial no Egito

O governo egípcio renunciou no dia 12 de setembro, em meio a um escândalo de corrupção, e o presidente Abdel Fatah al-Sisi designou o ministro do Petróleo para liderar o próximo gabinete.

Al-Sisi encarregou Sherif Ismail, ministro do Petróleo do governo demissionário, de formar um novo gabinete. A demissão de Mahlab acontece a algumas semanas das eleições legislativas, que ocorrerão praticamente sem nenhuma oposição.

As últimas legislativas foram no final de 2011, dez meses depois da revolta popular que derrubou Mubarak após longos anos no poder. Aquelas eleições foram vencidas pela Fraternidade Muçulmana, de Mohamed Mursi, que seis meses depois se converteu no primeiro presidente eleito democraticamente no Egito.

A organização islâmica ganhou todas as eleições organizadas entre 2011 e 2013, ano em que Sissi, então chefe do exército, deu um golpe de estado, derrubou e mandou deter Mursi. Outros líderes da Fraternidade também foram presos ou vivem no exílio.