Plenária do PCdoB prepara militância para desafios da política atual  

 Na noite desta segunda-feira, 5, o PCdoB realizou plenária envolvendo militantes de Porto Alegre e Região Metropolitana. O evento é parte do processo de conferências do partido, que culminará com a realização das etapas municipal, no dia 14 de novembro, e estadual nos dias 28 e 29 de novembro. A plenária teve como objetivo atualizar os militantes e prepará-los para a luta contra o conservadorismo e o golpismo ascendentes no debate político e na sociedade. 
 

 Adalberto Frasson, presidente estadual do PCdoB, abriu os trabalhos abordando o cenário nacional. “Temos de estar preparados para resistir ao golpe e não permitir que a direita volte, com toda sua virulência, ao poder central do país. Sabemos como é uma ditadura e não queremos outra”. 

 

Neste sentido, o dirigente reafirmou apoio ao movimento feito pela presidenta Dilma Rousseff de recompor base de apoio no Congresso Nacional a partir da reforma ministerial e da disposição de dialogar mais com os partidos da base aliada. “Em nosso sistema, um presidencialismo de coalizão, não se governa sem o apoio do Congresso. Este é o caminho para criar um ambiente de estabilidade no país, evitar que direita cresça e isolar setores conservadores”, explicou. 

 

Cenário complexo

 

Frasson chamou atenção para o fato de que as forças golpistas controlam setores importantes do judiciário, da Polícia Federal e da mídia e não abandonaram seu intento. “Esta realidade, acrescida da crise do capitalismo mundial, torna o cenário bastante complexo e atinge o país com muita força. Defendemos que a retomada do desenvolvimento se dê, entre outras ações, pela implementação de reformas estruturantes, entre elas a tributária, de maneira que haja maior progressividade e justiça na cobrança de impostos e cada vez menos sonegação”. 

 

O dirigente também explicou que o tipo de projeto econômico implantado a partir de 2003 pelo presidente Lula – baseado principalmente na ampliação do consumo interno e em maior distribuição de renda – mostra-se atualmente esgotado. “Por isso, temos de aprofundar as mudanças, mas no sentido avançado, para frente, em favor dos trabalhadores, e não para trás, pela via neoliberal, como quer a oposição conservadora”. 

 

Neste sentido, Frasson enfatizou que o cenário atual coloca dois grandes desafios para o PCdoB: fortalecer o partido e o bloco de esquerda. “O PCdoB tem clareza sobre os rumos do país, mas ainda pouca força. E é isso que estamos buscando. Para tanto, é preciso aumentar o número de filiados e melhorar a organização e a formação da militância. Ano que vem teremos a primeira disputa deste novo momento que o país vive e precisamos estar preparados para a batalha eleitoral”.

 

Crise no RS

 

A apresentação seguinte coube ao deputado estadual Juliano Roso, que abordou a crise no Rio Grande do Sul. “O governo Sartori tem um projeto político: o retorno ao neoliberalismo, baseado no desmonte do Estado e na venda das empresas públicas. Portanto, trata-se de uma escolha ideológica”.

 

Roso lembrou que Sartori busca empregar no estado uma lei de responsabilidade fiscal nos moldes da criada por Fernando Henrique Cardoso “para atender ao Consenso de Washington”. Ou seja, colocou, “nas mãos de Sartori, o RS está na vanguarda do atraso, de uma agenda de direita altamente danosa para os trabalhadores e toda a população gaúcha”.

 

O deputado destacou que o PCdoB tem sido uma oposição qualificada. “Ao mesmo tempo em que denunciamos estes e outros aspectos, também propomos saídas para melhorar a situação do estado porque queremos que o RS se recupere”. Porém, destacou, essa recuperação deve ser pela via da valorização das estruturas públicas e dos servidores, de maneira a garantir melhores serviços à população. 

 

Também participaram da plenária as vereadoras Jussara Cony, líder do PCdoB e da oposição na Câmara de Porto Alegre, e Titi Alvares, presidenta do Comitê Municipal do PCdoB, o secretário municipal de Organização, André Coutinho e Cândido Acosta, recém-eleito conselheiro tutelar, entre outras lideranças e dirigentes do PCdoB no estado.