Nova diretoria é eleita durante o 34º Congresso da UEE-GO

 Foi realizado, nos dias 2 e 3 de outubro, o 34º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Goiás (Conuee), cujo tema foi ‘Defender a democracia e conquistar mais direitos em Goiás e no Brasil’. 

34º Congresso da UEE-GO

O evento contou com a participação de universitários da capital e do interior do estado. A abertura foi realizada na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a plenária final, no Instituto Federal de Goiás (IFG). 

O congresso elegeu a próxima gestão da entidade: o novo presidente é Ritley Alves Rodrigues, membro da direção do PCdoB de Goiânia e membro da União da Juventude Socialista (UJS). Além de eleger a nova gestão, o congresso definiu a opinião política da UEE-GO e as principais bandeiras a serem defendidas nos próximos dois anos.

Na avaliação do novo presidente da UEE-GO, o Congresso da entidade aconteceu em um momento histórico, de grave crise no país. “De fato, os estudantes não concordam com a saída que vem sendo apresentada. O eixo central dessa nova gestão será reorganizar e mobilizar os estudantes para irem às ruas e apresentar saídas que contemplem os movimentos sociais”, afirma Ritley.

Segundo ele, a assistência estudantil ainda é uma das pautas centrais para garantir a permanência do estudante nas universidades. A nova gestão lutará também pela regulamentação do ensino privado e pela implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

No âmbito do estado, a entidade lutará pela reestruturação e reorganização das universidades estaduais, pelo plano de assistência estudantil estadual e por um plano estadual de educação que contemple de fato os estudantes. “A UEE-GO vem hoje encampar essas lutas nas ruas para mostrar para os estudantes que tem voz ativa. Vamos conseguir nos organizar e organizar a sociedade civil e fazer grandes transformações, promover a diferença em nosso estado”, concluiu.

O evento foi palco de debates com temas pertinentes aos estudantes como assistência estudantil, regulamentação do ensino privado e a luta contra os cortes no orçamento da educação.

A UEE completou 64 anos em 2014 com um extenso histórico de lutas em prol da educação no estado de Goiás.

“O 34° Conuee foi fundamental para dar continuidade à luta dos estudantes goianos em defesa da educação e da democracia, oxigenando a entidade”, afirmou o atual presidente da UEE, Lucas Marques.