Dilma reafirma que lideranças devem priorizar interesses do país

Nesta terça-feira (6), durante cerimônia no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal (Brasília), a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que favorece micro e pequenos empreendedores nas compras governamentais. No discurso, Dilma reafirmou que as lideranças do país têm de perceber quando colocar os interesses do país acima de outros interesses.

Dilma assina decreto sobre micro empresas DF - Agência Brasil

"Para mim, um país do tamanho do Brasil, para ser democrático, tem de exercer a democracia e a sua capacidade de se articular. Este país tem de perceber, e suas lideranças têm de perceber quando os interesses do país devem ser colocados acima de todos os outros interesses", afirmou.

Dilma ressaltou a importância das micro e pequenas empresas para a economia destacando que o setor é responsável pela “verdadeira revolução” na sociedade.

“E uma grande democracia só se constrói quando ela atinge o mais profundo da sociedade, quando este país, composto por trabalhadores, estudantes, tiver lá dentro da sua alma, no seu mais profundo ser, a presença de uma gama de milhões de pequenos e micro empreendedores”, disse.

O decreto prevê que licitações de até R$ 80 mil serão exclusivas para as micro e pequenas empresas; preferência para os micro e pequenos empreendedores como critério de desempate em processos licitatórios; e subcontratação de micro e pequenas empresas nas licitações de bens, serviços e obras do governo federal.

Soldado do PSB

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), participou do evento e disse que Dilma poderia considerá-lo como um “soldado” nos esforços para "superar desafios e construir uma cidade e um Brasil melhor para todos".

O PSB integrou a base aliada do governo e rompeu a aliança quando o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decidiu concorrer ao Palácio do Planalto. Diante o acirramento da crise política, três governadores da legenda – Paulo Câmara (PE), Rodrigo Rollemberg (DF) e Ricardo Coutinho (PB) – se posicionaram contra um impeachment de Dilma, aumentando a pressão contra parte das bancadas do partido na Câmara e no Senado, que se posicionam em favor da proposta golpista da oposição.

"[É necessário avaliar] o que nós precisamos aprovar no Congresso Nacional para que possamos prosperar, desenvolver, para que Brasil possa resgatar sua capacidade de desenvolver", declarou Rodrigo. "De nossa parte, senhora presidenta, a senhora terá um soldado no sentido de construir essas condições para que a gente possa superar os desafios e construir uma cidade e um Brasil melhor para todos", completou.