Brasil e Equador buscam fortalecer cooperação ambiental

As ministras do Meio Ambiente do Brasil e do Equador, Izabella Teixeira e Lorena Tapia, respectivamente, estiveram reunidas nesta segunda-feira (5), no Brasil, para aproximar a relação entre os dois países e fortalecer as ações ambientais considerados estratégicos.

Reunião sobre Meio Ambiente entre Brasil e Equador - Embaixada do Equador

As soluções e os desafios para a conservação da biodiversidade e o intercâmbio de experiências foram temas da conversa. O combate aos incêndios na Amazônia também foi um ponto importante debatido pelas ministras. O Brasil compartilhou as boas práticas, entre elas, o monitoramento via satélite da floresta e a participação social integrada com as comunidades locais.

Equipes de especialistas do Brasil e do Equador realizaram diversas visitas técnicas em várias localidades para avançar no Programa Amazônia Sem Fogo. Em breve a Bolívia será visitada para tratar da mesma questão.

A ministra Lorena Tapia e o Secretários de Políticas e Programas de Investigação e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Equador, Jailson Bittencourt Andrade, abordaram temas relativos à cooperação científica na área de nanotecnologia e recursos do mar.

Ficou definido que os acordos para estabelecer linhas de cooperação caminham a passos largos e serão oficializados em pouco tempo.