PCdoB de São Caetano do Sul recebeu novos filiados do esporte

Neste domingo (4 de outubro), o PCdoB de São Caetano do Sul realizou conferência municipal para debater a situação política do país, a realidade do município e a estruturação do partido na cidade.

A tônica do encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi a defesa da democracia, a necessidade de estancar a crise política para retomar o crescimento econômico do país e o posicionamento de independência do partido diante do governo municipal e de postulantes à eleição para a prefeitura em 2016.

Além dos debates, o encontro apresentou a nova direção do partido em São Caetano, presidida por Marcel Camilo, empresário com atuação no esporte que se filiou recentemente. Junto com ele, chegaram diversos esportistas da cidade, entre eles Carlos Roberto Toaldo, que defendeu a seleção brasileira de vôlei campeã nos Jogos Olímpicos de 1992 e também é empresário do esporte; as jogadoras de vôlei do São Cristóvão Saúde/São Caetano Cecília Menezes de Souza, a Ciça, e Ana Gosling e o também atleta de vôlei Michael dos Santos, atualmente defendendo o Brasil Kirin, de Campinas.

Esses novos filiados se somam à experiência da atuação social e sindical do partido na cidade, por muitos anos sob a liderança de Marcelo Toledo, que deixa a direção municipal para se dedicar à atuação sindical estadual e nacional. Em seu pronunciamento de abertura da conferência, Marcelo Toledo lembrou que a trajetória de 93 anos do PCdoB, boa parte na clandestinidade, é marcada pela defesa da democracia, da liberdade e dos direitos dos trabalhadores. “O partido tem o nome limpo, não aceita desvios de conduta e acolhe todos os brasileiros que venham se somar à luta por avanços para o nosso povo”, disse o dirigente que encerrava sua gestão.

Marcel Camilo disse que a história de lutas do PCdoB o fez escolher o partido para empreender uma nova forma de atuação, até então marcadamente ligada ao esporte. “Com este grupo de esportistas, nos somamos aos outros setores do partido na cidade para construir alternativas para a eleição municipal do próximo ano. Vamos ter atuação decisiva e queremos eleger representantes do partido para interferir nos rumos da política sul-sancaetanense”, explicou o novo presidente. Ainda sobre a escolha pelo PCdoB, Camilo disse que “temos a mesma alma”. E acrescentou: “acredito na luta social”.

Ricardo Leyser, secretário-executivo do Ministério do Esporte, exaltou a iniciativa dos esportistas locais de vir para o PCdoB e explicou que, na maioria das vezes, a luta do esporte, de forma isolada, tende a ter pouco efeito prático. “Mas quando se soma a objetivos mais amplos, a chance de vitória aumenta. O esporte pode ter mais visibilidade, formar lideranças e trazer novos valores para a política brasileira. Os amigos de São Caetano escolheram a melhor trincheira para incrementar sua atuação”, enalteceu Leyser.

Tadeu Ribeiro, que exerceu o cargo de secretário de Esportes no município em 2013, saudou a conferência e se disse feliz por ter iniciado os laços com esse segmento que agora se une ao partido. Vanius Oliveira, da direção estadual do partido, anunciou os novos integrantes do diretório municipal que, além de Marcel Camilo, conta com Fábio Gândia, vice-presidente, Vânia Garcia, Marcelo Todaro, Rose Calixto, Cícero Pedro, Fernando Almeida e João Sipriano.

O encontro registrou presença do presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, José Luiz Ferrarezi, do PT, e do secretário de Esportes de São Bernardo, José Alexandre Devesa.

Sueli Scutti, de São Caetano do Sul, especial para o Vermelho