PCdoB aposta em Clemente pré-candidato a prefeito

Faltando um ano para as eleições municipais, reuniões partidárias deste final de semana já tiveram como foco a sucessão de 2016 em Bauru

Rodrigo Carvalho, assinando fichas de José Clemente Rezende, Cícero Vieira, Sandra S. Pereira e Pedro Galindo

Por Vinicius Lousada

Há um ano do primeiro turno das eleições de 2016, PSDB e PCdoB foram os primeiros partidos a sinalizar, de forma efetiva, seus pré-candidatos à Prefeitura de Bauru. Líder da oposição ao governo Rodrigo Agostinho (PMDB), o vereador Lima Júnior foi apontado pelo deputado estadual Pedro Tobias como o seu nome favorito para a disputa. Já os comunistas formalizaram a filiação de Clemente Rezende, que se colocou à disposição para representar a legenda na corrida pela sucessão.

O “anúncio” de Lima neste sábado surpreendeu, pois o diretório paulista do PSDB, comandado por Tobias, determinou a realização de prévias nos municípios onde a sigla dispor de mais um interessado na prefeitura. Por aqui, outros três nomes haviam se colocado: o empresário Caio Coube, o parlamentar Fernando Mantovani e o ex-vereador Toninho Garms.

Dentre todos os prefeituráveis, contudo, apenas Lima compareceu à reunião de ontem, chamada com o intuito de eleger a nova direção da coordenadoria do partido na microrregião de Bauru.

Presidente do diretório local da cidade, Gilson Rodrigues de Lima explicou que Garms estava em viagem à praia e Mantovani, nos Estados Unidos, participando do Encontro Mundial das Famílias. Coube não justificou a ausência.

Nos bastidores, Tobias apontava Lima Júnior como “seu candidato”. Durante seu discurso, na tribuna, pediu para que o vereador levantasse a mão e sugeriu que a formalização de seu nome à frente de chapa encabeçada pelo PSDB só depende de convenção. O deputado apontou ainda outros nomes que disputarão as eleições majoritárias em outras cidades da região.

“Precisamos fazer um pacto para que nosso candidato apresente um projeto para Bauru. O mais difícil não será ganhar a eleição e sim governar, porque vai herdar prefeitura com muitos problemas nas contas e terá que reorganizar a casa”, disse Pedro.

PRAZO
O diretório municipal do PSDB já havia fixado como prazo final o dia 15 de outubro para que os interessados em disputar a prefeitura se coloquem internamente como pré-candidatos para a eventual realização de prévias.

O JC tem publicado, no entanto, que, dos quatro apontados inicialmente, Lima Júnior é o único que vinha demonstrando maior empenho em seguir adiante. Publicamente, o parlamentar comenta apenas que muita coisa pode acontecer ao longo dos próximos meses.

Legenda comunista aposta em ‘espaços vazios’

Clemente Rezende colocou-se como pré-candidato à Prefeitura de Bauru pelo PCdoB. A filiação do ex-vereador e ex-presidente do DAE causou surpresa entre os observadores políticos. Ele aposta no desgaste dos grandes partidos junto à opinião pública e observou que 2016 pode ser “a vez” para a legenda comunista. “Ficarão espaços vazios a serem ocupados”.

O prefeiturável, que já passou pelo PDT, pelo DEM e mais recentemente pelo PPS, destacou a relação de proximidade com a presidente de seu novo partido, Majô Jandreice. “Já estivemos coligados em disputas proporcionais por três ou quatro eleições”.

Clemente justificou a escolha pelo PCdoB, alegando que a sigla sempre esteve “de mãos dadas com a justiça social”. “Mantenho os meus propósitos e quero somar, ajudando a construir propostas por uma cidade melhor, nas áreas da segurança pública, educação, saúde e desenvolvimento. Eu já me sinto em casa e convido a todos a arregaçar as mangas desde já”, disse, em tom claro de pré-campanha.

Durante a reunião, que concentrou cerca de 30 militantes, Clemente descartou concorrer a vereador e agradeceu seu grupo político que o acompanhou na filiação ao novo partido.

Majô Jandreice, que descarta disputar as eleições de 2016, destacou a oportunidade de protagonismo do PCdoB no próximo pleito, ponderando que o martelo sobre o lançamento de Clemente ao Palácio das Cerejeiras poderá ser batido na conferência partidária, pré-agendada para o mês de outubro.

“Precisamos buscar parceiros. Já tivemos conversas informais com alguns partidos e vamos dar continuidades às tratativas”, disse a comunista, que não descartou ainda a possibilidade de aliança com o PT, chamado por ela de “partido parceiro de primeira hora”.

REESTRUTURAÇÃO
Sem representantes na Câmara Municipal desde 2008, quando Majô não conseguiu se reeleger, o PCdoB busca se reestruturar para voltar a ocupar espaços no Legislativo de Bauru.

Representante do diretório estadual da sigla, Rodrigo Carvalho participou da reunião de ontem e enfatizou o novo prazo de filiação, que deve ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT) até a próxima segunda-feira, como instrumento importante em prol deste objetivo.

“Em vez de outubro, teremos até o começo de abril do ano que vem para trazermos novos filiados e fortalecermos o partido, inclusive com a chance de atrairmos vereadores já com mandatos, por conta da janela de mudanças que deve ser aberta em março. Outro ponto importante: sem o financiamento de empresas, a campanha será mais no porta a porta, no cara a cara. Isso pesa a nosso favor”, explanou Rodrigo Carvalho aos aos comunistas presentes.

Bel, de Lençóis Paulista, assume comando regional

Aproximadamente 100 militantes tucanos participaram, neste sábado, do encontro que elegeu a prefeita de Lençóis Paulista, Bel Lorenzetti, coordenadora da microrregião de Bauru do PSDB. João Lourenço dos Santos Neto será o secretário do grupo, formado por outras 15 pessoas, indicadas pelos diretórios locais de 13 municípios do total de 19 que compõem a estrutura.

O deputado Pedro Tobias comemorou a escolha, enaltecendo o trabalho de Bel e chamando-a de sua sucessora na política. “Ela vai ser candidata a deputada em 2018”, pontuou.

Presidente do diretório estadual tucano, o parlamentar reforçou o papel que deverá ser exercido pela coordenadoria regional, de elo entre os municípios e a cúpula paulista da sigla.

“Vou dar autonomia. Vamos acatar o que for decidido por aqui. Mas também haverá o ônus. A cobrança vai ser intensa. Temos 19 cidade na microrregião e a prioridade número um é lançar candidatos próprios a prefeito”, destacou Pedro Tobias.

Coordenador regional cessante, Élson Banuth, de Arealva, se colocou à disposição da sucessora. “Conte comigo para o que for preciso. A Bel não pode parar quando o seu mandato chegar ao fim, no ano que vem. Ela tem projeção regional e tem que continuar”.

Lorenzetti agradeceu a oportunidade e disse que pretende ajudar os municípios a enfrentar seus desafios. “Todos os prefeitos estão em um campo de batalha dificílimo. Os problemas acontecem lá no governo federal e arrebentam nas cidades”.

JUVENTUDE
Na reunião tucana deste sábado, realizada na Câmara Municipal, houve ainda a aclamação de Thyerre Bertone Vieira como o novo presidente da Juventude do PSDB de Bauru.

Ele assume o posto antes ocupado por Vinicius Bessa, que abdicou do cargo para integrar a direção da coordenadoria da microrregião.