Sessão especial comemora os 60 anos do DIEESE

 Por iniciativa da deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB em Goiás, a Assembleia homenageou, em sessão especial realizada na noite desta terça-feira, 29, os 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-GO).

Sessão Especial DIEESE 60 anos

 Na ocasião, foi homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a servidora Leila Rezende Brito, que é supervisora técnica do Dieese-GO.

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela deputada Isaura Lemos, no exercício da presidência, juntamente com a assessora especial da Governadoria, Lamis Cosac, na ocasião, representando o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Também ocupam a mesa a vereadora pelo município de Goiânia, Tatiana Lemos (PCdoB), na ocasião representando a Câmara Municipal de Goiânia; a homenageada Leila Rezende Brito; o coordenador técnico de relações sindicais do Dieese-GO, José Silvestre Prado Oliveira; o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Goiás, Sérgio Gonçalves; o presidente da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO), Mauro Rubem (PT); o diretor da Força Sindical em Goiás, vereador Felisberto Tavares (PR); o diretor jurídico do Sindicato dos Bancários e da União Geral dos Trabalhadores em Goiás, Alfredo de Pádua; e o assessor parlamentar Wanderlei Correto, que na ocasião representou o senador Wilder Morais (DEM).

Isaura Lemos disse, em seu discurso, que o trabalho da entidade sindical é importante para todos os trabalhadores no combate às perdas de benefícios conquistados ao longo dos anos pela classe. “Foi uma inovação na disponibilização de um serviço em prol dos trabalhadores. O Dieese ficou conhecido quando fiscalizou e denunciou a alteração do índice de inflação, por parte do Governo Federal, no período da ditadura”, declarou a deputada.

Para ela, a entidade tem contribuído de maneira significativa no debate em relação ao mercado de trabalho, conquistas adquiridas pela classe trabalhadora, políticas públicas, dentre outros temas relevantes para a sociedade.

Conforme a parlamentar, o Dieese é contra o capitalismo selvagem, o que bate de frente com os grandes grupos empresariais que detém o poder financeiro no país e explora a população ao pagar o mínimo como salário. “Fazendo da sociedade uma verdadeira escravidão assalariada”, encerrou Isaura Lemos.

A supervisora técnica do Dieese, Leila Rezende Brito, salientou, em seu discurso, a importância da atuação do órgão em prol da classe trabalhadora. Ainda destacou o quanto tem sido árdua a luta por melhorias salariais. A homenageada ainda aproveitou o momento para agradecer o reconhecimento do Parlamento goiano em relação à atuação do Dieese no estado de Goiás.

O coordenador técnico de relações sindicais do Dieese, José Silvestre Prado Oliveira, frisou em seu discurso que a maior vitória da entidade se trata do momento em que houve o confronto de cálculos de inflação com o Governo do Regime Militar na década de 1970. Para José Silvestre, a entidade, ao provar para a sociedade que o índice de inflação estava alterado, ganhou notoriedade e força. O membro do Dieese ainda aproveitou o momento para agradecer a homenagem prestada pelo Parlamento goiano ao órgão.

Na sequência, o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Goiás, Sérgio Gonçalves, ocupou a tribuna para destacar a importância do Dieese no combate às perdas dos trabalhadores perante a inflação. De acordo com Sérgio Gonçalves, os estudos do departamento são fundamentais para a classe trabalhadora conquistar suas melhorias salariais e ainda confrontar os dados apresentados pelos patrões nas mesas de negociações.

Baixos salários

O presidente da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO), Mauro Rubem (PT), disse que o maior problema existente no país é que os empresários não pagam o que os trabalhadores merecem. Para ele, os grandes empresários possuem o poder financeiro e não auxiliam no desenvolvimento da sociedade por conta da alta exploração e o baixo salário da classe trabalhadora.

“Muita gente tem dois empregos porque o salário é baixo. Muita gente começa a trabalhar cedo porque não têm condições. Muita gente tem dificuldades financeiras porque o salário é insuficiente”, encerrou o ex-deputado.

Em seguida, o diretor da Força Sindical em Goiás, vereador pelo município de Goiânia, Felisberto Tavares (PR), destacou a importância do Dieese nos estudos e cálculos sobre as perdas salariais da classe trabalhadora. Conforme Tavares, atualmente, os sindicalistas vão até as mesas de negociação com dados e estudos que fundamentam as perdas salariais, o que aumenta a força da classe perante o poder financeiro dos empresários.

O diretor jurídico do Sindicato dos Bancários e da União Geral dos Trabalhadores em Goiás, Alfredo de Pádua, afirmou que há diversos problemas no sistema financeiro, principalmente o arrocho salarial, que, em sua opinião, motiva o subdesenvolvimento do país e da população.

“Quando o Dieese mostra por meio de cálculos e estudos que o salário mínimo para um brasileiro se sustentar seria de mais de R$ 3 mil reais, e o Governo Federal não toma iniciativa, isso só demonstra que o nosso país vai continuar subdesenvolvido, pois a maioria da população brasileira recebe um salário menor”, declarou o jurista.

(Com informações da Agência de Notícias da Alego)