Frente Brasil Popular é lançada na Bahia

Mais de 20 organizações progressistas da Bahia, entre partidos políticos e entidades dos movimentos social, sindical, artístico, religioso e intelectual, integraram o ato de lançamento da Frente Brasil Popular (FBP-BA), que aconteceu na manhã desta sexta-feira (25/9), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A Frente tem sido construída em todo o país com o objetivo de mobilizar a sociedade para a defesa da democracia e para a exigência de uma nova política econômica.

O presidente da seção estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA), Aurino Pedreira, foi quem explicou a concepção do movimento que estava sendo lançado. Segundo ele, a FBP-BA está centrada na unidade da ação, leva em conta as bandeiras específicas de cada entidade integrante e tem como princípios fundamentais a disputa pela hegemonia política e a articulação das organizações progressistas do estado.

“Pretendemos levar o debate ao povo para que o povo chegue às ruas. Estão tentando assaltar a democracia e uma derrubada desse governo [da presidenta Dilma] significaria um retrocesso para nós. Temos que colocar o Brasil nos trilhos para fazer avançar as nossas conquistas históricas!”, afirmou Pedreira. Além do movimento estadual, a Frente Brasil Popular deverá contar, também, com comitês regionais no estado, que serão construídos pelos grupos de trabalho da FBP-BA.

O PCdoB integra a Frente e foi representado no ato pela deputada federal Alice Portugal,que levou ao encontro o entendimento do partido sobre o momento político. Os comunistas, que estão na linha de frente na defesa da manutenção do mandato legítimo da presidenta Dilma e da soberania nacional, têm defendido que a saída para a crise é ‘pela esquerda’.

“Temos a clareza que a saída é uma unidade da esquerda. Nós, do PCdoB, estamos de corpo e alma nesta frente. Temos a clareza que é preciso às ruas para defender o mandato da presidenta. Que se apure e puna os casos de corrupção, mas não se pode usar esses crimes para cometer crimes políticos e impedir a vontade do povo”, defendeu Alice.

Do PCdoB, também compareceu ao ato o vice-presidente do Comitê Municipal de Salvador, Javier Alfaia, e a vereadora da capital Aladilce Souza. Também estiveram presentes o militante do PT e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o deputado federal Afonso Florence (PT-BA), além de representantes do PSB e do PDT. Dos movimentos sindical e social, estiveram, além do presidente da CTB, Carina Vitral (UNE), Cedro Silva (CUT), Jerônimo Júnior (Unegro), entre outros.

A primeira atividade da Frente Brasil Popular na Bahia está marcada para o próximo dia 3 de outubro, data de aniversário da Petrobrás, cuja defesa contra os interesses de privatização também está na pauta. Em Salvador, o ‘Dia Nacional em Defesa da Democracia e por uma Nova Política Econômica’, contará com uma passeata pelo Centro da cidade, com concentração na Praça do Campo Grande, às 9h.

De Salvador,
Erikson Walla