Brasil ganhou com manutenção dos vetos, comemoram parlamentares 

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que vai reunir os líderes partidários para definir a data da sessão do Congresso para apreciação dos vetos presidenciais restantes. Na pauta estão ainda seis vetos, remanescentes das votações ocorridas na madrugada de quarta-feira (23). Entre os restantes está o que trata do reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário. 

Brasil ganhou com manutenção dos vetos, comemoram parlamentares - Agência Câmara

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), em discurso no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (23) comemorou, junto com outros parlamentares da base aliada, a manutenção de 26 dos 32 vetos da Presidência da República a leis aprovadas pelas duas casas – Câmara e Senado.

Segundo ele, o resultado da votação vai contribuir para a retomada do crescimento do país. Para Humberto, a decisão do Congresso resultou em apenas um vencedor: o Brasil. Ele também destacou o apoio dos parlamentares da oposição que, na sua opinião, foram altivos e mostraram que são adversários políticos e não do país:

“Essa pauta que carrega o DNA desta Casa continha um explosivo potencial de impacto de mais de R$ 128 bilhões sobre as contas públicas. Isso enterraria de vez qualquer capacidade de reação brasileira em busca de seu reequilíbrio fiscal e da retomada do crescimento”, afirmou.

Costa foi seguido pelo senador Jorge Viana (PT-AC), que discursou na sessão do Senado, para elogiar o fato dos parlamentares terem conseguido manter os vários vetos presidenciais. Viana destacou os elevados custos das alterações legislativas vetadas pela Presidência da República, que foram agora mantidas pelos congressistas.

E sugeriu ainda aos demais parlamentares que aprofundem os debates e o diálogo na votação de propostas para impedir a aprovação, na Câmara e no Senado, de medidas que não serão implementadas por falta de recursos.

O senador Telmário Mota (PDT-RR), que assumiu o cargo de vice-líder do governo, nesta quarta-feira, também ressaltou a importância da manutenção dos 26 vetos votados na noite de terça-feira. Se tivessem sido rejeitados, o país teria R$120,8 bilhões a mais de despesas até 2019.