Trabalhadores dos Correios de SP entram na segunda semana de greve

Na semana passada os trabalhadores dos Correios de São Paulo decidiram manter a greve. Com a decisão, a categoria entre nesta quarta-feira (23) na segunda semana de greve. Mais de 20 sindicatos já aderiram à greve, inclusive nas principais concentrações, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Greve dos Correios - CTB

A decisão foi tomada após uma audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que culminou com uma proposta de reajuste de 0 e um abono de R$ 200,00, divididos em duas parcelas. Mantendo os mesmos índices oferecidos pela ECT (Empresa Brasileira de Correios).

Para os sindicalistas a proposta é uma afronta aos trabalhadores que enfrentam cotidianamente péssimas condições de trabalho e um quadro reduzido de funcionários. “Recentemente foi aprovado aumento de 30% no salário de outra cúpula da empresa, mas a proposta para a área operacional é de reajuste zero”, afirmou Douglas Mello, diretor de imprensa do Sintect-SP.

Entre as reivindicações da categoria estão reposição salarial da inflação (estimada em 9%) mais aumento real de 10%; realização de concurso público e contratação de mais funcionários; reajuste no vale refeição e no vale-cesta e aumento de 15% para 25% no adicional do trabalho nos finais de semana.

Nesta quinta-feira (24), convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Sintect-SP), os trabalhadores realizam uma manifestação no vão livre do Masp, que deve seguir em direção do Vale do Anhangabaú. O ato contará com adesão de grevistas de outras cidades do Estado de São Paulo, bem como de uma delegação do Rio de Janeiro.