Eleição definirá novos conselheiros tutelares de Fortaleza

O processo eleitoral ocorrerá no próximo dia 4 de outubro. Todas as pessoas que têm título de eleitor podem votar. O pleito é facultativo e definirá os conselheiros tutelares das seis unidades existentes e de mais duas que devem ser construídas. O mandato é de 2016 a 2020.

Mais de 600 pessoas se inscreveram para disputar o cargo, mas, após processo de seleção que envolveu análise de documentos, prova e minicurso sobre os direitos de crianças e adolescentes, apenas 89 candidatos estão aptos a serem votados. Ao todo são 40 vagas, sendo cinco conselheiros para cada sede. Outras 40 pessoas ficarão como suplentes, no caso de desistência e impossibilidade de o titular assumir o cargo.

As equipes de trabalho que atuam nas unidades são compostas por cinco conselheiros, assistentes social, psicólogas, advogados, educadores sociais, serviços gerais e vigilantes. Dois carros ficam à disposição dos conselheiros para o acompanhamento das famílias e averiguação de denúncias.

Tânia Gurgel, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), destaca a importância dos conselheiros tutelares para a sociedade, já que são eles quem estão mais próximos e em contato com a comunidade para dar suporte e o primeiro atendimento a quem precise. “São de extrema importância para garantirmos que os direitos das crianças e dos adolescentes não sejam violados”.

Locais de votação

De Fortaleza,
Carolina Campos