Premiê australiano troca gabinete

O premiê australiano Malcolm Turnbull substituiu nesta segunda-feira (21) os ministros que haviam sido indicados no governo anterior. Segundo a mídia local, o novo ministério inclui cinco mulheres e vários parlamentares jovens da Assembleia Nacional para completar um total de 21 ministérios, dos 19 que existiam no governo de Anthony Abbott, deposto recentemente.

Malcolm Turnbull

Turnbull, ex-banqueiro e milionário, já está sendo acusado de beneficiar aqueles que o ajudaram a derrubar o ex-premiê Abbot, dando a eles os cargos mais cobiçados do governo. É o caso do ministro mais jovem do país, Wyatt Roy, que assumirá o Ministério das Inovações por ser o braço direito de Turnbull.

O premiê repudiou as acusações: "ninguém pode insinuar que este gabinete foi montado sobre outra base que não seja a do mérito", discursou Turnbull à cadeia de notícias Australian Broadcasting Corporation (ABC).

O ex-banqueiro e milionário de 60 anos obteve o cargo na semana passada, após vencer Anthony Abbot em um voto de censura dentro do Partido Liberal.