Venezuela investiga queda de avião na fronteira com a Colômbia

A Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela (Fanb) iniciou uma investigação para identificar as causas de um acidente aéreo registrado nesta quinta-feira (17) na fronteira com a Colômbia. De acordo com o comunicado oficial emitido pelo Ministério da Defesa, um avião do modelo Sukhoi-30, pertencente às forças armadas, caiu quando realizava um sobrevoo no espaço aéreo venezuelano para monitorar o ingresso ilícito de uma aeronave do país vizinho rumo ao Sul, na fronteira Colômbia-Venezuela.

Avião das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela - Correo del Orinoco

A aeronave era pilotada por dois funcionários, o capitão Ronald Ramírez e o capitão Jackson García, até o momento a localização de ambos é desconhecida.

A nota do ministério afirma que a zona onde se realizava o sobrevoo é ocupada pelas máfias ligadas ao narcotráfico que “pretendem utilizar o território como plataforma de distribuição de drogas produzidas na Colômbia para a América Central e Caribe”.

A junta de investigação está encarregada de tomar as medidas necessárias para localizar os pilotos. O comunicado oficial foi assinado pelo ministro da Defesa, Fladimir Padrino López, que também é o comandante estratégico operacional da Fanb.

“Nossa aviação militar bolivariana continuará lutando sem descanso, todos os dias do ano, para garantir nossa soberania e independência, combatendo com firmeza os infames flagelos do narcotráfico, o paramilitarismo e demais delitos que se comentem na região fronteiriça entre Colômbia e Venezuela, com firme propósito de construir uma nova fronteira de paz, bem estar, segurança e desenvolvimento para todo o povo venezuelano”, conclui o comunicado.

O presidente Nicolás Maduro manifestou solidariedade à Fanb por meio de seu perfil oficial no Twitter. “Todo apoio e solidariedade da pátria à Aviação Militar Bolivariana [AMB], levantemos a moral e sigamos em combate”, disse.

Entenda o caso

No último domingo (13) o governo colombiano denunciou uma suposta violação de seu espaço aéreo por parte da Venezuela. Fato imediatamente desmentido pela chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, que em contraponto falou sobre a tentativa da Colômbia de criar obstáculos no diálogo sobre a situação de fronteira.

O presidente Nicolás Maduro ordenou o fechamento da fronteira Colômbia-Venezuela diante de um ataque paramilitar contra soldados da Fanb na região de San Antônio de Táchira, em meados de agosto.

Mais tarde, Maduro decretou Estado de Exceção em onze municípios do estado de Táchira com o objetivo de controlar a zona fronteiriça. Nesta terça-feira (15) ampliou o Estado de Exceção nas zonas 4, 5, 6 e 7 dos estados de Zulia e Apure. A medida busca combater ações que afetam o povo venezuelano, como o palamilitarismo e o contrabando.