Drama e humor do cidadão soviético comum em preto e branco

Os grandes feitos da União Soviética, seus líderes mais emblemáticos e as maiores batalhas foram muito bem registrados ao longo da história, não só em fotografia, mas em literatura, cinema e música. No entanto, a vida do cidadão comum ficou em segundo plano e é justamente nisso que focam duas mostras em cartaz no Brasil.

Por Mariana Serafini

Praça Vermelha, 1962, Vladimir Lagrange - Vladimir Lagrange

Na capital paulista a exposição Assim vivíamos, conta com 65 imagens do fotógrafo Vladimir Lagrange na Caixa Cultural. Já em Curitiba a mostra coletiva A União Soviética através da câmara reúne a obra de outros cinco fotógrafos soviéticos: Yuri Krivonossov, Vladimir Bogdanov, Leonid Lazarev, Viktor Akhlomov e Antanas Sutkus, no Museu Oscar Niemeyer.

Estes fotógrafos registraram o cotidiano, os dramas e os pequenos prazeres – como correr atrás das pombas na Praça Vermelha – do cidadão comum na União Soviética. “Na obra de Lagrange, encontram-se drama e humor, além de uma perene compaixão pelo ‘homem simples’, retratado pelo fotógrafo por meio de uma linguagem visual profunda e singular”, afirma o curador da mostra em São Paulo, Luiz Gustavo Carvalho.


Crianças, Rio-Amur, 1964, Yuri Krivonossov

 

Já a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, diz que é muito significativo receber esta exposição que retrata um importante momento histórico. “Proporciona aos visitantes notar as semelhanças e diferenças daquele período em relação ao pensamento contemporâneo”, afirma.


Ginásticas, 1963, Antanas Sutkus


Apesar de contar com seis fotógrafos, o maior número de fotografias é de Lagrange, que esteve no Brasil para uma visita monitorada na Caixa. Nascido em Moscou em 1939, iniciou seus estudos em fotojornalismo na Agência de Impressa Tass em 1959.


Escultor soviético, Vladimir Bogdanov


Com uma carreira de sucesso, Lagrange foi correspondente de diversos periódicos, entre eles Jornal Literário, Paris Match e Komsomolskaya Pravda. Teve seu trabalho selecionado para integrar o livro Um dia na vida da União Soviética e recebeu os mais altos prêmios de fotografia em seu país, o mais destacado deles foi o Olho Dourado, concedido pela União dos Jornalistas da Rússia.

[
Primeiros passos, Vladimir Bogdanov


A obra de Lagrange integra importantes coleções fotográficas em diversos museus e centros de fotografia na Europa. No Brasil, as exposições ficam em cartaz até 25 de outubro em Curitiba e 20 de setembro em São Paulo.