Terremoto de 8.4 deixa oito mortos no Chile e mantém país em alerta

Um terremoto de 8.4 graus na escala Richter atingiu o Chile por volta das 19 horas desta quarta-feira (16). O epicentro foi na cidade de Illapel, localizada a 240 km de Santiago. Na capital e arredores também houve tremores. Segundo o ministro do Interior do Chile, Jorge Burgos, até o momento foram contabilizadas oito vítimas fatais. 

Terremoto no Chile - Reuters

De acordo com a Onemi (Departamento Nacional de Emergências), já foram registradas pelo menos 50 réplicas desde o tremor inicial e levantado alerta de tsunami. Mais de um milhão de pessoas foram retiradas de suas casas para serem mantidas em segurança. Na Nova Zelândia autoridades também emitiram um alerta de tsunami para a costa leste do país.

Em coletiva de imprensa, a presidenta Michelle Bachelet afirmou que o foco principal é proteger as pessoas e anunciou medidas imediatas, entre elas o cancelamento de todas as atividades escolares e evacuação de áreas de risco. “Estamos fazendo avaliações permanentes para ver se justifica decretar estado de emergência”, explicou.

A estratégia do governo é seguir monitorando “minuto a minuto”, disse a presidenta, pois há riscos de mais réplicas. Por isso, algumas regiões ainda continuam sendo desocupadas para manter as pessoas em segurança. Nesta quinta-feira (17), Bachelet vai visitar as áreas mais afetadas. 


Na cidade de Valparaíso, no litoral, os alertas de evacuação soaram a cada cinco minutos | Foto: AFP
 

“Temos tido um gasto importante para dar apoio às famílias que têm sofrido com as inundações e incêndios. Agora vamos planejar formas de assegurar ajuda às pessoas afetadas [pelo terremoto]. Uma vez que tenhamos bem claros os danos, saberemos quanto vai custar e buscaremos os recursos. Por enquanto vamos proteger a vida das pessoas”, garantiu a presidenta.

Além da Nova Zelândia, o tremor foi sentido na Argentina e em diversas cidades no Brasil. Na capital paulista os bombeiros receberam cerca de 50 chamados; também houve reflexos em Santos, Campinas, Belém, São Luiz e Pouso Alegre (MG).