Chico Buarque: “Há uma cobiça permanente em torno da Petrobras”

Em vídeo divulgado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, o cantor e compositor Chico Buarque defendeu a Petrobras e a participação da estatal na exploração do pré-sal. Chico recebeu petroleiros, sindicalistas e integrantes do MST para uma partida de futebol contra seu time, Politeama, no Rio.

“O petróleo é nosso, é um velho lema que deve ser lembrado, que deve ser mantido, porque há uma cobiça permanente em torno da Petrobras”, afirmou no vídeo, ao ser indagado sobre o projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que prevê mudanças no marco regulatório do pré-sal. O Projeto de Lei 131/2015 retira da Petrobras a participação mínima de 30% na exploração do petróleo e gás da camada do pré-sal.

“Agora vem essa história de participação na exploração do pré-sal. São conquistas nossas, dos nossos governos desde os tempos de Getúlio [Vargas], que volta e meia são ameaçadas por esse tipo de investida. Eu não acredito que passe um projeto desses no Senado. Não acredito que a sociedade vá aceitar se desfazer da Petrobras, do pré-sal”, disse o compositor.

Após a partida de futebol, Chico também recebeu de petroleiros o emblemático uniforme dos funcionários da Petrobras, um macacão laranja com a bandeira do país. “Orgulho é meu de receber esse uniforme. Vou usá-lo por aí”, brincou, arrancando risadas dos petroleiros.

Durante o encontro, os sem-terra apresentaram ao cantor a nova campanha da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), a nomeação do campo de futebol da escola de “Sócrates Brasileiro”. Como costume da ENFF, seus espaços são homenageados com nomes de lutadores e lutadoras da classe trabalhadora, a exemplo do refeitório Josué de Castro, da Plenária Rosa Luxemburgo e dos auditórios Patativa do Assaré e Pagu. 

“Perfeita escolha [da homenagem a Sócrates], porque tem tudo a ver”, disse Chico. “Um grande companheiro de peladas, bate-papo, cerveja e tudo mais”, recorda o compositor, que diz ficar “orgulhoso de ter participado da origem” da escola. A ENFF foi fruto da Coleção Terra, uma coletânea de músicas de Chico Buarque, fotos de Sebastião Salgado e texto de José Saramago, que doaram todos os direitos autorais aos sem-terra para que a escola fosse construída.