Deputado Atila Jacomussi luta por Rede de Reabilitação Lucy Montoro

 Para reforçar a luta para que a Saúde Pública do ABCDMRR conte com tratamento a pessoas com lesões cerebrais, ambulatoriais e amputações, o deputado estadual Atila Jacomussi visitou os serviços prestados pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro do governo do Estado de São Paulo.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro do governo do Estado de São Paulo conta com a coordenação da rede feita pelo IMREA (Instituto de Medicina Física e Reabilitação), braço do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), nesta segunda-feira (14/09/2015).

“O ABCDMRR precisa ter uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que presta atendimentos de excelência e é referência no País. O SUS (Sistema Único de Saúde) da região tem uma demanda reprimida deste tipo de tratamento e nós temos obrigação de lutar para atender estas pessoas. O ideal é ter uma unidade fixa, porém, estamos pleiteando que a unidade móvel volte a atender o ABCDMRR, a princípio”, destacou o deputado Atila Jacomussi.

A diretora executiva do IMREA, doutora Margarida Miyazaki, apresentou ao deputado Atila Jacomussi todas as tecnologias utilizadas no tratamento de reabilitação. Em linhas gerais, são atendimentos a pessoas que sofreram lesões como AVC (Acidente Vascular Cerebral), paralisia cerebral, medular, amputações, má formação congênita, doenças neurodegenerativas e Síndrome de Down. O local também conta com o setor de bioengenharia, que desenvolve e produz próteses e peças como cadeiras de rodas específicas.

“O cuidado e a dedicação dos profissionais que ali trabalham, aliados a tecnologia de ponta são surpreendentes. É um tratamento fundamental para atender lesões como um AVC, por exemplo. Além de todo respaldo médico na reabilitação, também é importante a assistência às famílias destas pessoas. Com uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, nossa região poderia melhorar a qualidade de vida dos usuários da Saúde Pública. Vamos trabalhar firme nesta luta”, observou Atila Jacomussi.

A unidade móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi direcionada à Diadema no ano passado e atendeu a 149 pacientes. A carreta conta com ampla tecnologia e pode até produzir próteses. Atila Jacomussi colocou o mandato a disposição para atender todas as exigências do IMREA para que a unidade móvel retorne a região. A micro-região de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra será avaliada para contar com o serviço.

“Conversei com alguns pacientes e a satisfação e tranquilidade de duas senhoras que faziam tratamento de fisioterapia me chamaram a atenção. É um trabalho fantástico e muito bonito que proporciona a reinserção destas pessoas na sociedade. Os profissionais e a coordenação estão de parabéns”, ressaltou Atila Jacomussi.

A diretora executiva, Margarida, que já foi funcionária do Hospital Dr. Radamés Nardini, em Mauá, disse estar ciente da carência do ABCDMRR por estes tratamentos. “Para encaminhar nossa unidade móvel é preciso apresentar números de demandas, por exemplo, e proporcionar estrutura adequada aos nossos profissionais. Vamos analisar o pedido do deputado Atila”, explicou Margarida.