Michel Temer e ministros iniciam viagem oficial à Rússia

O vice-presidente da República, Michel Temer, inicia nesta segunda-feira (14) viagem oficial a Rússia e Polônia que vai até a próxima quinta-feira (17). Ele participa da 7ª Reunião da Comissão de Alto Nível (CAN) Brasil-Rússia. Participam da comitiva ministros e empresários com o objetivo de aprofundar as relações de cooperação e comércio com os dois países. O vice-presidente também vai cumprir agenda política com autoridades russas e polonesas.

Temer e Ministros - Foto: Romério Cunha/Vice-Presidência

Já nesta segunda-feira (14), em Moscou, Temer se reúne com o presidente da Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo), Serguei Naryshkin. Depois, a comitiva visita o Pavilhão do Brasil na World Food Moscow 2015, a principal feira de alimentos, bebidas e agronegócios da Rússia.

Segundo a assessoria da Vice-Presidência, integram a comitiva oficial os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu; da Defesa, Jaques Wagner; de Minas e Energia, Eduardo Braga; do Turismo, Henrique Eduardo Alves; da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Os deputados Ricardo Barros (PP-PR), relator da proposta do Orçamento Geral da União para 2016, e Fábio Ramalho (PV-MG) completam a comitiva.

A missão empresarial conta ainda com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Agenda

Na terça-feira (15) Temer se reúne com a presidenta do Conselho da Federação da Rússia (Câmara Alta do Parlamento russo), Valentina Matvienko. Após o encontro, está prevista declaração à imprensa. No fim da tarde, o vice-presidente participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Rússia.

Temer encerra a visita a Moscou na quarta-feira (16) quando vai presidir a 7ª Reunião da Comissão de Alto Nível Brasil-Rússia (CAN), ao lado do primeiro-ministro Dmitri Medvedev. Nessa reunião, deverão ser tratados temas de cooperação econômico-comercial, energia, defesa, agropecuária, ciência e tecnologia e espacial. O encontro termina com assinatura de ato, seguida de declaração à imprensa. 

Já na Polônia, em Varsóvia, na quinta-feira (17), último dia da viagem, Temer se reúne com o presidente polonês, Andrzej Duda, com a primeira-ministra, Ewa Kopacz, e com o ministro das Relações Exteriores polonês, Grzegorz Schetyna. O vice-presidente brasileiro também participa de um fórum com empresários de ambos países. 

Relações

A CAN foi criada em 1997. É a mais alta instância de negociação entre os dois países. O último encontro de chefes de Estado ocorreu em dezembro de 2012, quando a presidenta Dilma Rousseff visitou Moscou em missão. Ela foi recebida pelo presidente Wladimir Putin e pelo Primeiro Ministro Medvedev.

As relações entre o Brasil e a Rússia não são apenas comerciais, mas também culturais e de cooperação. Os dois países têm visões coincidentes e estratégicas da conjuntura internacional, baseada na defesa do multilateralismo e do diálogo político, na busca de soluções construtivas para as crises regionais.

A consolidação do agrupamento Brics é um dos eixos das relações entre Brasil e Rússia, pois é uma plataforma de coordenação política para a proposição de soluções para os desafios internacionais, além do empenho dos dois países no novo Banco de Desenvolvimento e o Arranjo Contingencial de Reservas do grupo.

De acordo com informações da Embaixada do Brasil,em Moscou, nosso país exporta à Rússia, sobretudo, açúcar e carne (mais de 75% do total de exportações em 2012) e importa, especialmente, adubos/fertilizantes e derivados do petróleo.

A cooperação cultural é um importante aspecto do relacionamento bilateral. Desde 2008, têm sido realizadas na Rússia edições anuais do Festival do Cinema Brasileiro.