Começam nesta quarta as eleições para o CNPC

Brasília (DF), Vitória (ES) e Teresina (PI) vão sediar, nesta quarta-feira (9), os primeiros encontros presenciais do processo que elegerá os novos representantes dos Colegiados Setoriais e do Plenário do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Outras reuniões ocorrerão até o fim de setembro em todas as capitais, exceto João Pessoa – na Paraíba, o encontro será em Campina Grande. 

Em Brasília, haverá transmissão ao vivo pelo site e redes sociais do Ministério da Cultura (MinC), a partir das 9 horas.

Os eventos fazem parte de mobilização organizada pelo MinC para atrair os mais diversos segmentos culturais para o pleito. "Estamos buscando ampliar o envolvimento da cidadania nos rumos do CNPC", afirmou o secretário de Articulação Institucional (SAI) do MinC, Vinícius Wu.

Em cada um dos encontros, os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever no processo como eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18). De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados da SAI, Eduardo Mattedi, durante os encontros, serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital, na qual são registradas as inscrições.

Votação

O período de votação ocorre até 7 de outubro. Os inscritos poderão votar a distância pela plataforma digital ou nos 27 encontros presenciais. A votação se dará em duas etapas: a estadual e a nacional. Os resultados serão disponibilizados com ampla divulgação nos canais de comunicação do MinC e na plataforma digital do CNPC.

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro. A plataforma possui fóruns de debates organizados por setorial e por unidade da Federação. Cada eleitor inscrito só poderá votar em um candidato de uma área específica de uma unidade da Federação. A etapa estadual elegerá delegados para os Fóruns Setoriais Nacionais.

Para a etapa estadual, será divulgada uma lista com todos os candidatos inscritos, dividido por Setorial e por Unidade da Federação. No avançar dos debates, o eleitor poderá mudar seu voto uma única vez e trocar de candidato a partir do dia 27 de setembro – uma novidade em relação à eleição passada.

Na segunda etapa, a nacional, os candidatos mais votados nos estados e no Distrito Federal e os 15 integrantes da antiga formação dos Colegiados Setoriais habilitados irão escolher entre si os ocupantes das 30 vagas de representação da sociedade civil.

Rodas de Conversa

Nos encontros estaduais, haverá rodas de conversa no período da tarde, das 15h às 16h, em que representantes da Secretaria de Articulação do MinC dialogarão com os presentes. Não são necessárias inscrições prévias. Para saber o local da sua cidade, acesse www.cultura.gov.br/votacultura

Mais de cinco mil inscritos

Desde o início da semana passada, as eleições para o CNPC já receberam mais de cinco mil inscrições. Os interessados poderão se inscrever para votar ou para se candidatar nos seguintes Colegiados: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.

Para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, a coordenação do CNPC do Ministério da Cultura oferece uma série de canais. A plataforma digital dispõe de Fale Conosco e a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do MinC também atende demandas pelas redes sociais (Facebook eTwitter), por meio do aplicativo de celular WhatsApp, número (61) 9241-0630, e por telefone, no número (61) 2024-2186.

Confira o calendário de encontros estaduais – CNPC
9 de setembro – Brasília (DF) / Vitória (ES) / Teresina (PI)
10 de setembro – São Luís (MA)
11 de setembro – Curitiba (PR) / Recife (PE) / Fortaleza (CE)
12 de setembro – Salvador (BA) / Natal (RN)
14 de setembro – Cuiabá (MT)
16 de setembro – Goiânia (GO) / Belém (PA) / Palmas (TO)
17 de setembro – Belo Horizonte (MG) / Macapá (AP)
18 de setembro – Rio de Janeiro (RJ) / Maceió (AL)
19 de setembro – Campo Grande (MS) / Florianópolis (SC)
23 de setembro – Aracaju (SE) / Campina Grande (PB) / Rio Branco (AC)
25 de setembro – Porto Velho (RO) / São Paulo (SP) / Boa Vista (RR)
26 de setembro – Manaus (AM) / Porto Alegre (RS)