População da Guatemala vai às urnas para escolher novo presidente 

Mais de 7,5 milhões de eleitores guatemaltecos foram às urnas neste domingo (6) para eleger um novo presidente em meio a uma crise política no país. O presidente e a vice-presidente eleitos em 2011, Otto Pérez Molina e Roxana Baldetti, estão presos por corrupção. Os dois são acusados de participação no caso La Línea, uma rede de corrupção dedicada ao desvio de milhões de dólares dos serviços aduaneiros guatemaltecos. 

População da Guatemala vai às urnas para escolher novo presidente - Agência Brasil

Os eleitores forma às urnas sob um governo de transição. O presidente atual, Alejandro Maldonado, substituiu Pérez Molina na última quinta-feira (3). O ex-presidente renunciou ao cargo após perder a imunidade no Congresso. As mesas de votação na Guatemala abriram-se às 7h e ficarão disponíveis até as 18h do horário local (21h de Brasília).

Segundo o presidente Alejandro Maldonado, durante a manhã as eleições transcorreram com calma. Só houve registro de bloqueios e tumulto no município de San Vicente Pecaya, no Sul do país, e de alguns incidentes nos estados de Zacapa e Progresso, na parte oriental.

Além de presidente e vice-presidente, os eleitores vão escolher 158 deputados para o Congresso, 20 para o Parlamento Centro-Americano e 338 corporações municipais. Os candidatos eleitos devem tomar posse no dia 14 de janeiro para um período de quatro anos.

Com relação a Pérez Molina, o juiz Miguel Ángel Gálvez decidirá na próxima terça-feira (8) se o ex-presidente enfrentará processo penal, após levar em consideração a defesa e as provas apresentadas pela Comissão Internacional contra a Impunidade e o Ministério Público.

Manifestações

Antes do início das eleições gerais, manifestantes realizaram um velório simbólico pela democracia, que consideram morta. “Quebremos o ciclo da nossa desgraça, estas eleições não são a democracia”, entoavam em coro repetidamente os guatemaltecos que pediam o fim do processo eleitoral deste domingo.

Os principais candidatos à Presidência do país são o empresário de centro-direita, Manuel Baldizon, e o ator Jimmy Morales. Se, como é provável, nenhum dos candidatos obtiver 50% dos votos, haverá segundo turno no dia 25 de outubro.

Na noite de sábado, estudantes encapuzados, mulheres com véus e velas e até crianças cantaram o hino nacional, mas com uma letra especial, que fala da morte da democracia devido aos mais recentes escândalos de corrupção que levaram à demissão e prisão do ex-presidente Otto Pérez Molina, esta semana.