Lava Jato: PF pede ao STF continuação da investigação sobre Anastasia

Apesar da escancarada seletividade das investigações da Operação Lava Jato – que aparece ter como alvo apenas o PT –, ofício da Polícia Federal encaminhado ao Supremo Tribunal Federal pede o prosseguimento das investigações sobre esquema que envolve o senador tucano Antonio Anastasia (PSDB-MG), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir o arquivamento do caso.

senador Antonio Anastasia PSDB

Isso porque, segundo o documento enviado ao ministro Teori Zavascki, o inquérito que investiga o caso colheu novas provas. A justificativa de arquivamento da PGR foi a fragilidade das provas.

Nas diligências da PF foi apurado, por meio do testemunho de uma moradora de Minas Gerais, a localização da casa em que o policial federal Jayme Oliveira Filho, o Careca, ligado ao doleiro Alberto Youssef, teria entregue R$ 1 milhão, em 2010, em Belo Horizonte. A identificação do local da suposta entrega da propina era a falha apontada nas provas.

A denunciante trabalhou na secretaria de Planejamento do governo de Minas Gerais, ainda na gestão tucana, encerrada em 2014.

Com os novos documentos, o gabinete de Zavascki, que ainda não havia deferido o pedido de arquivamento, deu vista ao caso novamente ao Ministério Público, para manifestação.

A defesa de Anastasia não gostou da medida. Maurício Campos, advogado de Anastasia, disse se tratar de “absurdo casuísmo” a juntada de diligências que “sequer constavam do relatório parcial do delegado do caso” em junho.

“As tentativas de vinculação de endereços e residências no bairro Belvedere com o senador Anastasia são especulações sem nenhum compromisso com a verdade, que tentam dar sobrevida a um procedimento que jamais deveria ter sido instaurado contra ele”, disse Campos.