Boneco calunioso de Lula é esvaziado em pleno viaduto do Chá

Depois da murchada dos protestos golpistas foi a vez de murchar o fascismo dos grupos ligados à oposição. Em uma contraofensiva à ação criminosa de calúnia e difamação contra Lula, a União da Juventude Socialista (UJS) explica ação que terminou com o esvaziamento do boneco inflável que remetia a imagem do ex-presidente mais bem avaliado da história do Brasil.

Por Dayane Santos

Boneco calunioso

A reação aconteceu no viaduto do Chá, região central de São Paulo. Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28), o boneco de 15 metros – que segundo fontes custou a bagatela de R$ 12 mil e foi adquirido para os protestos do último dia 16 -, foi colocado em pontos de grande circulação para garantir aparições na grande mídia.

Mais respeito ao Lula

Os grupos golpistas achavam que iam desfilar seu fascismo. Mas, segundo relatos, a murchada do boneco começou depois que um homem que passava pelo local tentou desligar o equipamento usado para inflá-lo. "Eu não sou obrigado a ver isso aí. Fosse um boneco de 5 cm do Alckmin, alguém dava um tiro em dois segundos", disse o rapaz que não quis se identificar à reportagem da Folha.

“Foi uma reação motivada contra a ação irresponsável, caluniosa e difamatória contra o ex-presidente Lula, que alimenta a intolerância”, afirmou o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Renan Alencar, que em entrevista ao Portal Vermelho explica a ação  que terminou com o esvaziamento do boneco por militantes da entidade. Ele enfatiza: “Calúnia e difamação são crimes previstos na lei penal. Não podemos permitir que esses crimes fiquem impunes”.

Renan destaca que o boneco é parte das violações que se tem cometido contra a democracia. “Temos acompanhado a movimentação desses grupos que tentam espalhar o ódio e a mentira. É o mesmo espírito dos que jogaram uma bomba contra o Instituto Lula e atacam sedes de partidos políticos. É uma tentativa de subverter valores democráticos”, ressaltou.

Por meio das redes sociais, a UJS exigiu mais respeito ao ex-presidente Lula e reafirmou: "Não aceitaremos que essa onda de ódio que leva pessoas explodirem bomba na sede do Instituto que leva seu nome e atacarem sedes de partidos políticos permaneça se reproduzindo. Exigimos a identificação dos responsáveis pelo boneco e a punição deles!".