Região de Campinas pela democracia brasileira

Na noite de quarta-feira (20/08), cidadãos e cidadãs de Campinas, Arthur Nogueira, Monte Mor, Hortolândia, Americana ocuparam as ruas do centro da cidade para defender a democracia brasileira e dizer não ao golpe.

Com isso, os mais de 1.000 participantes uniram-se seus esforços aos milhares de progressistas brasileiros que ocuparam as ruas de várias cidades pelo país afora.

O ato foi organizado pelo PCdoB, PT, CTB, CUT, sindicatos, movimentos populares, de mulheres, de Cultura, UNEGRO, DCE/Unicamp e UJS, e contou com a presença do vereador Gustavo Petta (PCdoB), da deputada Ana Perugini (PT), dentre outros parlamentares.

Os manifestantes começaram a se concentrar a partir das 17h, no largo da Catedral, onde aconteceram as primeiras intervenções. Depois, seguiram em caminhada pelas ruas da cidade e encerraram o ato no largo do Rosário após os pronunciamentos dos partidos e centrais sindicais.

Márcia Quintanilha, presidenta do PCdoB/Campinas, considera que “vivemos um quadro político de elevada tensão onde é necessário enfrentar os reacionários que pretendem interromper o quarto mandato do campo popular.

Os avanços nestes anos, conquistados pela população, precisam ser mantidos e, por isso, não aceitaremos nenhuma retirada de direitos dos trabalhadores. Defendemos a democracia, a Petrobras, o desenvolvimento e a engenharia nacional”. Quanto à corrupção, Márcia é taxativa: “o PCdoB considera indispensável combatê-la e punir os culpados. Não conciliamos com a impunidade”.

A fotógrafa Cris Gerez, confessa que participou de “uma manifestação, bonita e legitima em defesa do mandato da Presidenta Dilma”. Foi um ato pela democracia sem pedir a volta da ditadura, nem morte de quem não é igual ou pensa diferente, sem ódio, tortura e falta de respeito, afirma.

A nota triste ocorreu próximo do final da manifestação, quando do alto de um prédio, pessoas arremessaram objetos nos manifestantes.

Texto: Agildo Nogueira Junior
Foto: Cris Gerez