Direito ao voto dos negros nos EUA é mais frágil que nunca

O direito ao voto nos Estados Unidos é atualmente mais frágil que nunca e as tentativas de socavá-lo estão bem longe de ser atitudes do passado, assinala um editorial do jornal The New York Times publicado recentemente.

Jovens desempregados - Joe Raedle/Getty Images

A lei dos Direitos dos Eleitores, aprovada há 50 anos, foi um dos estatutos legais mais populares e efetivos na história norte-americana, depois de séculos de escravatura, segregação e discriminação racial respaldadas oficialmente, que manteve as vozes dos afro-americanos fora da política nacional, agrega o texto.

Segundo o NY Times, a batalha pelos direitos dos votantes esteve sob constante ataque desde o começo e hoje existem restrições que afetam de forma desproporcional as minorias étnicas, que se sentem frustradas pelos obstáculos a enfrentar nas eleições, que muitas vezes os desestimulam de ir às urnas.

O NY Times relaciona uma série de medidas adotadas nos últimos anos pelas legislaturas de alguns estados, que fraturam o voto dos afro-americanos e outras minorias, em particular na Carolina do Norte, e são recusadas por importantes organizações defensoras dos direitos civis.

Por sua vez, um estudo publicado em meados de julho passado pelo Centro Brennan, instituição acadêmica adjunta à Universidade de Nova Iorque, mostrou que autoridades de mais de 21 estados norte-americanos impuseram novas restrições ao direito ao voto nos últimos cinco anos.

Dessa cifra, 14 territórios terão limitações adicionais para as eleições de novembro de 2016.

Além disso, existe uma tendência nos estados com governadores republicanos e legislaturas controladas pelo partido vermelho a estabelecer estas limitações em áreas do território onde os eleitores mostram um alto nível de apoio para os democratas.

Em Dakota do Norte, por exemplo, foi aprovado este ano um projeto de lei que afeta sobretudo os imigrantes, porque limita o tipo de identificação que os votantes podem utilizar na hora de exercer o direito ao voto.

As autoridades de Nebraska e Ohio aprovaram, respectivamente, propostas de leis que reduziram o período para a votação antecipada, algo que afeta a participação de cidadãos com dificuldades para emitir o voto no dia das eleições.

O estado do Texas aprovou uma legislação em 2011 que obriga os votantes a apresentar uma identificação com foto no momento de ir aos colégios eleitorais, o que torna mais difícil o gerenciamento, pois antes podiam apresentar outras formas de identidade.

Estas e outras limitações afetam mais os setores de baixa renda, afro-americanos, imigrantes e outros grupos menos favorecidos dentro da sociedade estadunidense, assinala a pesquisa do Centro Brennan.