Recife assegura nas ruas: Não vai ter golpe! 

Cerca de oito mil pessoas participaram do ato/caminhada em defesa da democracia, contra o golpe e pelos direitos que aconteceu na capital de Pernambuco na tarde/noite desta quinta-feira (20).

Recife assegura nas ruas: Não vai ter golpe!

Todas as principais lideranças do PCdoB-Pernambuco e dezenas de militantes do partido estiveram presentes à manifestação, a exemplo do presidente do Comitê Estadual, Alanir Cardoso; o vice-presidente Marcelino Granja, bem como o vice-prefeito da cidade Luciano Siqueira e a presidenta nacional Luciana Santos.

Do alto de um minitrio, Luciana saudou  a militância: "Quero aqui saudar essa militância combativa, ativa, que no momento de dificuldade não nega fogo. Nós estamos aqui nas ruas para dizer à população pernambucana e brasileira que nós temos lado, temos campo e somos a favor do Brasil", afirmou.

Ela lembrou ainda o pernambucano Barbosa Lima Sobrinho, advogado, político e jornalista que governou Pernambuco entre 1949 e 1951. "Barbosa Lima dizia que no Brasil tem dois grandes projetos: O projeto daqueles que querem ver o país pelas costas, que são entreguistas, que é liderado por Joaquim Silvério dos Reis; e outro que é o projeto do Brasil de Tiradentes, o Brasil da liberdade e da democracia, que quer uma economia nacional pujante, forte, que quer a inclusão de milhões e milhões de brasileiros".

Farsa ou tragédia

"É verdade, que esse ciclo político que nós vivenciamos no Brasil a partir de 2003 tem muito erros. Mas, os erros são muito menores do que as gigantescas e espetaculares conquistas que nós tivemos. Nós estamos no pior momento da crise econômica do Brasil e do Mundo, uma crise que surgiu naquele que capitaneia o capitalismo, os Estados Unidos, uma crise onde a meta de crescimento do mundo não chega a 3%. A oposição, aqueles que entregaram o país, onde eles estavam quando nós assistimos ao golpe militar de 1964, que destituiu João Goulart, onde eles estavam? Eles estavam do lado de lá", afirmou Luciana.

"Karl Marx dizia que a História só se repete por farsa ou por tragédia. É exatamente o que ocorreu com Getúlio Vargas no momento em que ele defendia a economia nacional, as bases do desenvolvimento, a CLT , a mesma CLT que eles hoje querem derrubar com a terceirização. Onde eles estavam naquele momento? Eles estavam do lado de lá e nós estávamos defendendo um país pujante, que fortalecesse sua economia".

Segundo Luciana, assim está acontecendo agora. "Nós estamos em um impasse neste Brasil e nós afirmamos em alto e bom som: Nós vamos defender os quase 7 milhões de estudantes que entraram nas universidades; vamos defender os 40 milhões de brasileiros que hoje saíram da linha da pobreza ou ascenderam socialmente; vamos defender o enfrentamento da desigualdade regional", assegurou.

"Amanhã (hoje), nós vamos assistir a uma das coisas mais belas, que é a abertura das comportas da primeira estação de bombeamento de água da obra de transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, no Sertão pernambucano, levando aos sertanejos o que o Nordeste mais precisa, que é a água" comemorou. Ela também citou as principais obras do governo federal no estado, "que inseriram Pernambuco entre os maiores da economia nacional, inclusive, no setor petrolífero ".

"E são eles que mais uma vez querem destruir a história da Petrobras. Que os corruptos e os corruptores sejam punidos, mas a Petrobras precisa continuar a ser forte. Vamos defender o pré-sal que vai destinar 100% dos royalties para a educação", disse.

Ao se despedir, Luciana externou uma certeza: "É por isso, gente, que, com a força do povo e com essa militância aguerrida, nós vamos barrar o golpe no país. Eles não venham querer resolver isso no tapetão, se quiserem tomar o governo que tomem na democracia e nas urnas. Eles perderam a eleição e não vai ser com um golpe que vão resolver essa parada. Um beijo pra vocês. Firme na luta!".

Audicéa Rodrigues
Do Recife