Luciana: Transposição leva água para quem sofre com a seca

A presidenta do PCdoB, deputada de Pernambuco, Luciana Santos, integrou a comitiva da presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (21), em Cabrobó (PE), na entrega da primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Estação de bombeamento em Cabrobó da transposição do Rio São Francisco

Para a dirigente, a inauguração do trecho de transposição do Rio São Francisco é o ponta pé inicial do verdadeiro combate à seca na região, mas que também beneficiará todos os brasileiros.

“É muito importante levar água numa região que sofre e que amarga as consequências de uma seca. De uma seca que se prolonga por muito tempo que inclusive é causa de um dos fenômenos do aumento da inflação, que são os reajustes no valor da energia do brasileiro, causada exatamente pela crise hídrica que o Brasil atravessa”, salientou a deputada comunista, lembrando que o estado de Pernambuco é um dos mais castigados pela estiagem no Nordeste.

Desenvolver o Brasil

Durante a cerimônia, a presidenta Dilma destacou a importância das políticas adotadas pelo governo do ex-presidente Lula e mantidas no seu governo de levar desenvolvimento ao interior do país, sobretudo ao Norte e Nordeste, regiões, que segundo ela, não tiveram o mesmo tratamento em governos anteriores.

“Quem luta e quem consegue é o povo. O governo tem que fazer com que essa luta seja mais igual, tem que garantir as oportunidades”, frisou Dilma, enfatizando que, apesar das dificuldades geradas pela crise econômicas, não haverá cortes em programas sociais.

“Assim como vocês escolhem aonde vão apertar o cinto em suas casas, nós também escolhemos e não vamos apertar o cinto nos programas essenciais para esse país seguir em frente, que são os programas sociais”, garantiu.

Curso de medicina no Vale do São Francisco

A presidenta anunciou a criação da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco, como uma das estratégias para ampliar o número de médicos brasileiros e garantir atendimento à população.

“É importante que o médico se forme e seja médico daqui, com maiores chances e ficar aqui. Queremos médicos que atendam as populações do interior, os quilombolas e os indígenas”, ressaltou.

A universidade já atende principalmente alunos de Pernambuco, Piauí e Bahia, por causa de sua localização.

Dilma deixou claro que uma das metas de seu governo é garantir que os nordestinos não terão mais que sair de suas localidades em busca de oportunidades fora da região.

“Falta muita coisa para fazer, mas eu garanto que vou continuar trabalhando todo santo dia e tenho como objetivo que no Brasil não tenhamos mais nordestinos saindo do Nordeste”.