Comunistas pernambucanos vão às ruas em defesa do Brasil 

O Recife está pronto para iniciar o grande ato de apoio ao Brasil e à presidenta Dilma, que acontece em diversas cidades do Brasil nesta quinta-feira (20) . Com o tema nacional do PCdoB, os comunistas pernambucanos se unem a entidades e movimentos sociais em defesa da democracia, contra o golpe e por mais direitos, ocupando as ruas do Centro da cidade, desde às 15h, com concentração na Praça do Derby.

Comunistas pernambucanos vão às ruas em defesa do Brasil - UJS Pernambuco

Entre os participantes e organizadores da manifestação estão o Grito dos Excluídos; Fórum de Mulheres de Pernambuco; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Fórum Dom Helder Câmara e Levante Popular da Juventude, além de centrais sindicais, como CTB-Pernambuco e CUT com sindicatos filiados, e partidos políticos progressistas, como o PCdoB e o PT, bem como entidades do movimento da juventude e estudantil, como UNE, UJS, UMES e UBES.

Em vídeo, a deputada federal e presidenta nacional do partido, Luciana Santos, conclama os pernambucanos a participarem do evento, lembrando que "essa é uma manifestação dos movimentos sociais legítimos, aqueles que estão nas ruas independentemente dos tempos de crise ou de campanha, defendendo os interesses dos trabalhadores, das mulheres, da juventude, do desenvolvimento urbano, da vida das cidades e do povo, que, portanto, tem mais legitimidade para defender os interesses nacionais".

Para Luciana, com esse movimento os setores progressistas da sociedade querem resgatar e garantir as conquistas sociais alcançadas no ciclo político progressista iniciado em 2003 pelo ex-presidente Lula e continuado pelos governos da presidenta Dilma Rousseff. "São conquistas que eu desafio a quem quer que seja a apresentar melhores indicadores sociais se comparados com os dos governos de FHC. O que nós queremos agora é discutir um pacto e uma agenda para o Brasil, pois neste momento de crise mundial nós precisamos nos posicionar", destaca.

"Por isso, hoje, nós vamos fazer do jeito que é a nossa cara, do jeito que a gente sempre fez, com alegria, com irreverência, sem ódio, sem intolerância e sem medo. Vamos fazer uma bela caminhada com as nossas bandeiras, com as nossas cores, que são vermelhas, mas, principalmente, com o verde e amarelo que são as cores do Brasil".

Audicéa Rodrigues
Do Recife