20 de Agosto: Cearenses vão às ruas em defesa da democracia

Em defesa da democracia e por mais conquistas sociais: esta é a pauta que está mobilizando os movimentos sociais, sindicais e juvenis para a próxima quinta-feira, dia 20 de agosto.

O PCdoB-CE junta-se aos aliados, partidos de esquerda, centrais sindicais e representantes de diversas frentes dos movimentos sociais nas manifestações que ocorrerão em todo o país, na próxima quinta-feira (20/08), em apoio à presidenta Dilma Rousseff, em defesa do Brasil e da democracia. Em Fortaleza, o ato começa na Praça da Bandeira, com concentração a partir das 14h, e seguirá pelas principais ruas do centro da capital cearense e culminará com o encerramento na Praça do Ferreira.

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, alerta que a participação popular deve ser encarada como um “chamamento político”. “Na iminência de presenciarmos um retrocesso político, é nosso papel apresentar conteúdo, argumentos em defesa não só da presidenta Dilma, mas em defesa do Brasil. O povo não quer retroceder, mas garantir e avançar nas mudanças. Não podemos permitir o retrocesso no País. Precisamos estar muito atentos e partir para a ofensiva política”, defende.

O dirigente comunista acrescenta que “essa luta não se encerra com o dia 20 de agosto”. “Nossa atuação tem que continuar para que consigamos sensibilizar a opinião pública e pressionar o Congresso para avançar nas mudanças. Temos que impedir o golpe e mobilizar o povo por mais avanços e reformas que levem o País ao desenvolvimento, com justiça social, mais direitos para os trabalhadores e para todos os que sofrem opressão na sociedade”.

Já o presidente da CTB-CE, Luciano Simplício, destacou a articulação envolvendo as entidades e movimentos de esquerda. “Estamos conscientes da importância do ato do dia 20, de como nossa participação pode representar forte reação às tentativas de golpe”, avalia. Segundo o líder sindical, a manifestação visa mobilizar os trabalhadores cearenses em defesa da democracia e por mais direitos, sem retrocesso. “Nosso ato será baseado no diálogo entre as diversas frentes dos movimentos sociais, partidos e centrais sindicais. Quem quiser participar, venha juntar-se a nós nesse momento crítico, mas de unidade”, conclama.

Serviço

Ato em defesa da Democracia em Fortaleza: quinta-feira (20/08), com concentração a partir das 14h, na Praça da Bandeira, e caminhada até a Praça do Ferreira.

De Fortaleza,
Carolina Campos