Artes plásticas: Gabriel Cela, esse vai longe

O cearense Gabriel Cela só tem 18 anos, mas os seus trabalhos parecem de alguém que já teve tempo suficiente para maturar e desenvolver uma técnica que só os grandes mestres possuem. Quando criança já gostava de desenhar e criar histórias o que ao longo do tempo tratou de aperfeiçoar desenhos que compartilha com internautas através de seu blog Monstros de Papel, no Tumblr, que o elegeu como "Usuário Destaque" e o entrevistou. O Vermelho/CE reproduz a entrevista.

Gabriel Cela

Como e quando surgiu o Monstros de Papel?

Desde criança me interesso bastante por desenhos e histórias. A possibilidade de imaginar e criar sempre me fascinou, mas só em 2012 decidi criar o tumblr depois que minha prima, Luciana, surgiu com a ideia de mostrar o que eu gostava de fazer para mais gente. Ela me mostrou o Inventario de tipos humanos e eu achei incrível! A partir daí continuei explorando outros blogs, principalmente os relacionados à ilustração, cinema e fotografia. Acho que ver tanta criatividade reunida me incentivou a querer fazer parte deste universo de compartilhar todo tipo de arte com o mundo inteiro.

Você deu uma pausa no blog por causa da universidade. O que você está cursando?

Estou cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará. Escolhi este curso justamente pela relação com a arte e com a criação, mas é uma faculdade bem trabalhosa, que exige bastante e por isso, algumas vezes, fica difícil conciliar os desenhos técnicos, plantas baixas, cortes e fachadas com os desenhos livres, as aquarelas e os retratos dos meus monstros de papel (risos).

As ilustrações são só um hobby ou você já faz dinheiro com elas?

Já fiz, mas ainda as considero como um hobby. Sinto que ainda tenho muito o que aprender e não consigo relacionar o que eu faço com um valor monetário…não sei, para mim são apenas meus rabiscos hehehe quero continuar estudando arte, conhecer, ganhar maturidade e aí, quem sabe um dia, fazer arte se torne meu trabalho! Isso me deixaria muito feliz!

Algum trabalho em especial do qual você é especialmente orgulhoso e porquê?

Todos sempre carregam muito sentimento, mas fiquei muito feliz com o resultado de um projeto que surgiu por acaso, os Contos de Aquarela. Um dia, rabiscando e experimentando aquarela em uma folha, fiz alguns pequenos rostos que mais tarde, me inspiraram a inventar histórias para eles mesmos. Comecei a escrever uma de cada vez e no final, todas acabaram se interligando e os rostos ganharam vida na minha mente. Gostei bastante desta mistura de ilustrações e contos e tenho vontade de voltar a esse caminho mais vezes.

Alguns desenhos seus têm uma estética que remete à moda. Você já se aventurou por este campo?

Na moda especificamente, não. Gosto muito de cinema e fotografia e penso que são importantes inspirações para mim. Mas acho que, no final, todas as artes estão entrelaçadas e se fazem presentes de diferentes formas no seu mundo, nas suas vivências. Sempre contribuindo para formar o que quer que você produza.

Quem são os artistas que são fontes de inspiração para você?

Gosto muito de Monet, Klimt e Egon Schiele. Recentemente, conheci o trabalho do Joaquín Sorolla e também é incrível. Dos artistas mais novos, sou fascinado pelas obras do Conrad Roset, do Guim Tió e da Paula Bonet. Mas acho que todos os artistas que conheço e as ilustrações que vejo pela internet acabam me influenciando de alguma maneira.

Algum novo projeto para 2015 ?

Quero me dedicar mais ao que gosto de fazer. Desenhar, pintar, criar personagens, histórias, aprender novas técnicas e encarar tudo isso como prioridade! Quanto ao tumblr, gostaria de pensar em novos Contos de Aquarela e postar com mais frequência.

Por que escolheu o Tumblr como ferramenta de publicação?

Bom, além da possibilidade de criar um site com uma aparência bonita, simples e direta, acho que o tumblr é uma ferramenta super legal de compartilhamento de arte. Aqui você descobre muita coisa e espalha o seu conteúdo para muita gente. Isso gera uma troca extremamente positiva. Sem falar que é bem divertido hehehe

Quais os seus tumblrs preferidos?

Curto bastante os temas e o traço do joncarling, as delicadas ilustrações do escocse2, a criatividade da arte colaborativa do gabcollab (assim como o estilo das suas ilustrações pessoais no drawgabbydraw). Gosto também da arte muito bonita e cheia de profundidade do A Valsa dos Erros. Tem também o eranhill que trabalha com arte digital de um jeito incrível e que me lembra a estética de alguns desenhos animados que me encantam.

Fonte: Blog da Equipe do Tumblr