Em defesa do Brasil: Entidades cearenses organizam ato do dia 20

Em reunião realizada na noite da última segunda-feira (10/08), na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, representantes de diversas frentes dos movimentos sociais, partidos de esquerda e centrais sindicais iniciaram a organização do ato em defesa do Brasil e contra o golpe, a ser realizado em todo o país no próximo dia 20 de agosto.

No Ceará, a manifestação será na Praça da Bandeira, com concentração a partir das 14h30. O ato seguirá percorrendo as principais ruas do centro da capital cearense e culminará com o encerramento na Praça do Ferreira.

Com participação bastante representativa, a reunião contou com representantes do PCdoB, PT, CTB, CUT, InterSindical, UJS, UNE, UBES, UNEGRO, UBM, MTST, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Movimento Democracia Participativa, dentre outras entidades.

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, alertou que a mobilização deve ser encarada como um “chamamento político”. “Na iminência de presenciarmos um retrocesso político, é nosso papel apresentar conteúdo, argumentos em defesa não só da presidenta Dilma, mas em defesa do Brasil. O povo não quer retroceder, mas garantir e avançar nas mudanças”.

Francileuda Soares, secretária de mulheres do PCdoB-CE e membro da UBM, destacou que defender a presidenta é papel de todos. “Dilma é a primeira mulher presidenta do país. Fomos à luta para elegê-la e reconduzi-la ao cargo. O que vemos trata-se também de uma questão de gênero, pois é inadmissível a forma como tratam a maior autoridade do país, de forma machista e preconceituosa. Dilma representa muito mais que as mulheres, mas todos aqueles que sonham, lutam e são comprometidos com a democracia”.

Já o presidente da CTB-CE, Luciano Simplício, destacou a articulação envolvendo as entidades e movimentos de esquerda. “A reunião inicial foi bastante proveitosa e representativa. Estamos conscientes da importância do ato do dia 20, de como nossa participação pode representar forte reação às tentativas de golpe”, avalia. Segundo o líder sindical, a manifestação visa mobilizar os trabalhadores cearenses em defesa da democracia e por mais direitos, sem retrocesso. “Nosso ato será baseado no diálogo entre as diversas frentes dos movimentos sociais, partidos e centrais sindicais. Quem quiser participar, venha juntar-se a nós nesse momento crítico, mas de unidade”, conclama.

Mais

Uma comissão organizadora foi escolhida com o intuito de cuidar da infraestrutura e da mobilização para o ato.

Uma nova reunião acontecerá na próxima quarta-feira (12/08), para avaliar as iniciativas e ver novas demandas.

De Fortaleza,
Carolina Campos

(Fotos: Tulio Menezes)